Título: Crédito ajuda a manter ritmo no varejo
Autor: Facchini, Cláudia; Santos, Chico
Fonte: Valor Econômico, 08/02/2008, Brasil, p. A3

O crédito ainda farto, inadimplência controlada e renda e emprego em alta levaram o varejo a registrar bons índices de venda em janeiro. Quem antecipou liquidações - em conjunto com a indústria - vendeu mais. Quem deixou a fase de promoções para depois do Carnaval, espera vendas mais altas em fevereiro.

Os dados da rede carioca Leader, com mais de 30 filiais distribuídas por Estados do Sudeste e do Nordeste, indicam que o varejo começou 2008 com o pé no acelerador. Segundo Fernando Borges, diretor de operações da rede, as vendas em janeiro cresceram 13%, se comparadas com o mesmo número de lojas existentes em janeiro do ano passado. Se forem incluídas na conta as nove filiais inauguradas ao longo de 2007, o aumento das vendas cresce para 34,3%.

O crescimento das vendas no primeiro mês do ano acompanhou as expectativas da direção da empresa. Segundo Borges, o andamento dos negócios indica que o primeiro trimestre deste ano será melhor do que o do ano passado. A Leader atua, basicamente, nos segmentos de moda feminina, masculina, infantil, calçados, cama, mesa e banho e utilidades domésticas.

Segundo Arnildo Heimerdinger, diretor comercial da Lojas Colombo, rede de eletroeletrônicos com sede no Rio Grande do Sul, as vendas cresceram entre 3% e 4% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2007. A empresa programou para fevereiro uma série de liquidações e as expectativas são de um desempenho bem melhor. A Colombo prevê um aumento de pelo menos 9% nas vendas neste mês. Na média dos dois primeiros meses, a receita deve ser 6% ou 7% superior a igual período de 2007.

Todo o esforço de vendas do setor está amparado em ações promocionais. Assim, as vendas diárias mantêm-se num patamar razoável em janeiro e fevereiro, mas as margens são inevitavelmente menores, afirma o diretor da Colombo. Segundo ele, as liquidações são negociadas com antecedência com os fornecedores. "Ainda assim, nossas margens são um ou dois pontos percentuais mais baixas do que no restante do ano."

Heimerdinger explica que o aumento no volume será expressivo devido à forte deflação nos preços de alguns produtos, como televisores de LCD e informática. A demanda por notebooks, por exemplo, cresce a taxas de 200%. A Whirpool, fabricante das marcas Brastemp e Consul, registrou alta de 20% no volume de vendas de janeiro em relação a igual mês de 2007.

Em São Paulo, as vendas se mantiveram aquecidas, conforme dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). As consultas ao SCPC aumentaram 7,2% e ao SCPC Cheque (antigo UseCheque) cresceram 8% em relação ao mesmo mês de 2007. "Em janeiro, o que comércio previa, mas não acreditava que ia alcançar, acabou se realizando", afirma Alencar Burti, presidente da ACSP. Ele observa que houve incremento nos pedidos e recomposição de estoques. Mas os empresários estão mais cautelosos em relação à possibilidade de a crise americana afetar o mercado interno. Em 2007, o setor apontou crescimento de 6,15%, segundo a entidade, que prevê expansão nos mesmos níveis neste ano.

Férias escolares, pagamento de tributos e o Carnaval antecipado fizeram de janeiro um mês fraco para a rede de lojas Lê Biscuit. A varejista baiana, que vende brinquedos, produtos para casa, além de artigos de papelaria e artesanato, apurou uma queda de 5% nas vendas no primeiro mês do ano, na comparação com igual período de 2007. Quando a comparação utiliza as novas lojas abertas em maio e outubro do ano passado, há um incremento de 20% nas vendas.

Sant'Anna acredita que em fevereiro e março, passada a folia de Carnaval e os compromisso financeiros do começo do ano, as pessoas voltarão a consumir mais. Sua expectativa é que a Lê Biscuit feche o trimestre com um crescimento de 27% nas vendas totais (contando as duas novas lojas). Em 2007, a rede apresentou alta de 44% nas vendas. Sant'Anna diz que a crise econômica nos Estados Unidos ainda não é motivo de preocupação nem para ele nem para seus fornecedores. "O mercado interno está forte e os bancos continuam dando crédito", ressalta.

Também o site de vendas Comprafacil.com, pertencente ao grupo Hermes, tradicional no ramo de vendas por catálogo e por reembolso, obteve expressivo desempenho no começo deste ano. Após fechar 2007 com vendas totais de cerca de R$ 300 milhões, contra R$ 112 milhões em 2006, o site registrou no primeiro mês deste ano aumento de 100% nas vendas sobre janeiro do ano passado, segundo informações do diretor de marketing, Gustavo Bach.

O resultado foi considerado por ele "muito bom" para um período no qual as famílias concentram gastos no pagamento de débitos contraídos no final do ano anterior e na compra de material escolar. Ele acredita que será possível manter a taxa de crescimento no primeiro trimestre e para isso haverá contratações já em fevereiro. (Colaborou Cibelle Bouças, de São Paulo)