Título: Desemprego sobe para 5%
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 07/01/2008, Especial, p. A14

O presidente dos EUA, George W. Bush, Bush disse na sexta-feira que apesar de haver alguma incerteza sobre a desaceleração do crescimento econômico, "os mercados financeiros dos EUA estão vigorosos e sólidos".

Segundo ele, a economia do país "está fincada sobre uma fundação sólida, mas não podemos dar como certo o crescimento da economia". E acrescentou: "E existem indícios de que ela nos levará a ser ainda mais diligentes e nos fará assegurar que Washington produza boas políticas".

As declarações foram feitas no mesmo dia que o Departamento do Trabalho informou que o nível de contratação ficou praticamente estagnada em dezembro, elevando a taxa de desemprego dos EUA ao seu maior nível em dois anos, para 5%. O relatório, que intensificou temores de uma recessão, indicou que as condições de emprego estão se deteriorando, pressionadas pela crise imobiliária e o aperto do crédito que estão drenando o vigor econômico. O índice Dow Jones registrou queda de mais de 180 pontos no pregão do começo da tarde de sexta. E as ações despencaram em Wall Street.