Título: Mapfre e Carrefour fazem acordo de R$ 200 milhões
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 08/02/2008, Finanças, p. C3

O crescimento das vendas no varejo está mudando a cara do setor de seguros. Na busca por mais consumidores, a relação entre seguradoras e grandes redes está cada vez mais estreita. Ontem, a espanhola Mapfre anunciou uma parceria com o francês Carrefour para ampliar a comercialização do garantia estendida - apólice que protege os equipamentos contra defeitos após o término da garantia do fabricante.

Com o reaquecimento da economia, o aumento do crédito e o consequente crescimento das vendas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, o garantia estendida teve forte expansão em 2007. Cresceu cerca de 20% a 25%, enquanto o setor de seguros registrou aumento de 16%. As vendas no varejo aumentaram 9,7% em 2007, até novembro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A parceria entre a Mapfre e o Carrefour na verdade já existia desde 2007, mas foi ampliada agora, com definição de metas, treinamento de funcionário e ampliação da divulgação. O acordo prevê a venda de mais de dois milhões de apólices em quatro anos, que podem gerar R$ 200 milhões.

No ano passado, a carteira da seguradora espanhola cresceu 70%, para R$ 36 milhões. "Boa parte da lucratividade das redes varejistas vêm da venda de produtos financeiros", afirma José Bailone Júnior, vice-presidente de seguros gerais da Mapfre. A rede francesa conta com 190 hipermercados no Brasil, em 13 Estados e no Distrito Federal.

Os prêmios do garantia estendida somaram R$ 1,3 bilhão em 2007, bem acima dos R$ 287 milhões do ano anterior, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Uma expansão de 370%. Este número, porém, não reflete o crescimento real, porque só em 2005 o garantia estendida se transformou em seguro, sendo regulado pela Susep. Antes, era classificado como prestação de serviço. A Susep deu um prazo para os ajustes e ao longo de 2007, as seguradoras foram informando os dados. O mercado fala em expansão real de 20% a 25% e a venda de mais de 23 milhões de apólices.

A Unibanco AIG é a líder isolada deste mercado, com quase 80% dos prêmios. A seguradora tinha uma "joint venture" com a Whirpool desde 1998, quando criaram a Garantech, que prestava este serviço. Quando o produto virou seguro, a Unibanco transformou a empresa em produto dentro da seguradora e a Whirpool passou a ter participação nos ganhos.

Só a seguradora vendeu 20 milhões de apólices em 2007, frente a 12 milhões no ano anterior. Em prêmios, foram R$ 1,2 bilhão, expansão de 20%. Como clientes, tem dois gigantes no varejo: Casas Bahia e a Ponto Frio. "No ano passado houve expansão da venda de produtos no varejo pelo aumento do financiamento e queda nos preços dos produtos, pela grande competição ou pela baixa do dólar", afirma Ney Dias, diretor responsável pelo segmento de seguros gerais na Unibanco AIG.

Outra rede varejista que resolveu apostar forte no segmento foi a Magazine Luiza. Em 2006, criou uma seguradora específica para o seguro garantia em parceria com a francesa Cardif, a LuizaSeg. No ano passado, registrou expansão de 35% nas vendas e este ano pretende oferecer outras apólices aos clientes da rede, como o seguro de acidentes pessoais e residencial.

"A rede Magazine Luiza está crescendo por todo o país e nós estamos acompanhando essa expansão. Acreditamos que em 2008 também vamos atingir um crescimento muito bom", informa o diretor-geral da LuizaSeg, Luis Felipe Lebert Cozac em um comunicado com os números de 2007 da seguradora.