Título: Um caminhão inteligente para o motorista distraído
Autor: Barros, Bettina
Fonte: Valor Econômico, 20/02/2008, Empresas, p. B6

O futuro deverá ser muito mais fácil nas estradas. Ou, pelo menos, mais seguro. Uma nova geração de caminhões inteligentes começará em breve a sair das fábricas da Europa com um sistema de segurança capaz de evitar - ou minimizar de modo expressivo - os acidentes nas rodovias.

O modelo mais avançado foi apresentado pela Volvo Trucks em setembro passado, em Paris. Desenvolvido dentro de um projeto da União Européia para pesquisas na área de segurança do trânsito, conhecido como Prevent (do inglês "evitar"), o caminhão é o primeiro do mundo a juntar recursos sofisticados em um único modelo, que vão de alarmes para motoristas distraídos até freadas automáticas na iminência de uma colisão.

Foram quatro anos e um montante não revelado de dinheiro em pesquisas para se chegar ao "Volvo Integrated Safety Truck", protótipo com um sistema integrado que representa o que há de mais moderno no mercado em termos de segurança, afirma a Volvo. Seus seis acessórios, a princípio opcionais, têm um só objeto: ajudar a manter a atenção do motorista no volante.

Cerca de 10 mil pessoas morrem por ano nas estradas européias em acidentes com caminhões. E a culpa, quase sempre, é do motorista.

"A questão não é mais ter a informação do caminhão em si, mas do que está ao seu redor", diz Lars-Göran Löwenadler, diretor de produto e segurança da Volvo Trucks. "Estudos mostram que 90% dos acidentes são provocados por erro humano. Se os veículos estivessem equipados com esse sistema, 3 mil vidas seriam salvas a cada ano".

Entre as novidades do caminhão-conceito está a incorporação de sensores para eliminar pontos cegos do veículo. Um deles detecta se uma pessoa ou objeto se aproxima da parte dianteira do caminhão. Em caso positivo, uma luz vermelha acende no painel. Se o motorista tentar acelerar, o motor simplesmente não responderá.

Há ainda um mecanismo que faz tremer o volante quando o condutor sai da sua faixa de direção, e radares nas laterais fazem piscar duas pequenas luzes amarelas, acopladas nas portas, quando um veículo tenta a ultrapassagem. Mapas digitais e GPS também alimentam o caminhão com informações sobre curvas nas estradas européias, recomendando ao motorista a velocidade ideal para evitar o tombamento. O que chama mais atenção, porém, é o dispositivo que desacelera automaticamente o veículo com a ameaça de colisão.

A expectativa é que esses acessórios estejam no mercado europeu nos próximos anos. Mas ele não fará parte de uma linha nova. "A idéia é que o cliente compre o caminhão com o acessório que atender à sua necessidade", diz Löwenadler. A Volvo não fala em preços, mas afirma que os acessórios têm relação custo-benefício vantajosa para o transportador, já que o custo dos acidentes é muito superior aos valores destes equipamentos.

A segurança sempre esteve entre os maiores desafios dos engenheiros da empresa sueca, diz o executivo. Por isso, a Volvo se tornou referência mundial nessa área, com um histórico de inovações que datam dos anos 50.

A mais conhecida, talvez, seja a criação do cinto de segurança de três pontos, adotado pelos concorrentes. Mas a Volvo foi pioneira também nos "crash-tests" e no uso de airbags em caminhões. Desde 1979, a empresa mantém uma equipe especial para investigações de acidentes, com sede em Gotemburgo e escritórios na África, América do Sul, Leste Europeu e Ásia.

No Brasil, a Volvo foi pioneira ao oferecer airbags em caminhões, em 1999, e introduzirá, neste ano, o bafômetro à sua frota. (BB)