Título: Redução de impostos e socorro dão força a bolsas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 25/01/2008, Finanças, p. C3

O dia foi de recuperação nas principais bolsas de valores do mundo. As bolsas de valores dos Estados Unidos subiram ontem, pelo segundo dia consecutivo, após líderes do governo americano terem chegado a um acordo sobre um plano de redução de impostos para estimular a economia do país, sob ameaça de recessão devido à crise no crédito. Na Europa também houve recuperação.

Além disso, uma perspectiva otimista sobre a produtora de chips para celulares Qualcomm ajudou a impulsionar o índice de papéis do setor de tecnologia Nasdaq.

O índice Dow Jones subiu 0,88%, a 12.378 pontos. O Standard & Poor's 500 registrou alta de 1,01%, para 1.352 pontos. O Nasdaq avançou 1,92%, fechando em 2.360 pontos.

Preocupações de que a economia está à beira de uma recessão foram amenizadas após o Congresso e a Casa Branca terem concordado sobre o esboço para um pacote de estímulo econômico que dará a 117 milhões de famílias uma restituição nos impostos.

O acordo, alcançado menos de uma semana após o presidente George W. Bush ter anunciado que uma proposta estava em andamento, ajudou no avanço das ações nesta quinta-feira.

As ações de tecnologia subiram após a Qualcomm ter divulgado um lucro trimestral maior e aliviado os investidores ao relatar que o mercado de telefones celulares ainda está vigoroso mesmo com a desaceleração econômica.

"Os investidores ficaram encorajados após (os parlamentares) terem chegado a um acordo em princípio, de maneira rápida", disse Angel Mata, diretor-gerente de negociações de ações da Stifel Nicolaus Capital Markets, em Baltimore.

As bolsas de valores européias se recuperaram, à medida que fortes resultados da Nokia e da Allianz e a expectativa de um pacote de ajuda para seguradoras acalmaram os investidores, que se surpreenderam com a notícia de uma megafraude no Société Générale .

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações das empresas européias, subiu 5,39%, para 1.330 pontos, após encerrar a sessão da véspera no menor nível em um ano e meio.

"Boas notícias fizeram com que os mercados se recuperassem como um elástico", disse Christian Stocker, estrategista de ações na UniCredit Global Research.

A ação da Nokia subiu 14,58%, após a fabricante de celulares ter divulgado um crescimento de 57% no lucro por ação de outubro a dezembro.

A seguradora Allianz se valorizou em 11,26%. A empresa anunciou que atingiu a meta de lucro líquido anual de 8 bilhões de euros (US$ 11,72 bilhões), apesar de ter registrado baixa contábil de 900 milhões de euros no quarto trimestre.

As ações do Société Générale caíram 4,14%, abaladas pela revelação de um enorme rombo no balanço do banco devido às posições tomadas por um operador.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 4,75%, a 5,875 pontos. O DAX, de Frankfurt, registrou ganho de 5,93%, fechando em 6.821 pontos. O CAC-40, de Paris, subiu 6,01%, para 4.915 pontos. Em Milão, o Ibex-35 registrou valorização de 6,95%, para 13.106 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 teve alta de 2,99%, para 11.004 pontos.

Os mercados asiáticos, que na quarta-feira haviam registrado ganhos, voltaram a subir. As altas foram de 0,31% em Xangai, na Chinga, 2,23% em Cingapura, 1,47% em Twaian .