Título: Ibope Inteligência vai operar no México
Autor: Madureira, Daniele
Fonte: Valor Econômico, 21/02/2008, Empresas, p. B4

O Ibope Inteligência, braço do grupo Ibope dedicado a pesquisas nas áreas de consumo e eleitoral, vai expandir os negócios e chegar ao final deste ano com operações em quatro países. A empresa, que deve faturar R$ 71 milhões no Brasil e R$ 3 milhões na Argentina em 2008, abrirá uma frente no México e escolherá entre Chile e Colômbia para instalar mais um escritório.

"Considerando que o México é nossa prioridade, vamos escolher mais um país, entre Colômbia e Chile", disse o CEO do Ibope Inteligência, Nelsom Marangoni. O modelo de negócio nas novas praças não está definido. Na Argentina, onde a empresa está há 3 anos, o Ibope tem um sócio. "Poderemos ter sócios locais ou começar do zero", diz Marangoni. A Ibope Mídia, a outra empresa do grupo especializada em medir audiência de televisão, já atua em 13 países.

No Brasil a expansão comandada por Marangoni é em direção ao Nordeste. Será aberta uma filial em Fortaleza "por causa das eleições. Mas será permanente". Neste ano, em outubro, o país elege novos prefeitos e uma boa fatia do faturamento da Ibope Inteligência - de 20% a 25% - virá de pesquisas eleitorais. Ele calcula que a demanda por pesquisas eleitorais deve crescer 30% em relação a 2004, quando foram eleitos os atuais prefeitos. Mas as medições de audiência em mídia ainda são a principal fonte de receita do grupo, que em 2007 cresceu 10% para R$ 216 milhões.

A demanda por informação na área de consumo vem aumentando. "Cresceu muito o interesse por pesquisas sobre o nível de satisfação do cliente, em especial na área financeira, de cartões de crédito." Para este ano, o executivo prevê lançar um produto específico para o mercado imobiliário.

Mesmo com o crescente interesse por parte das empresas, a contratação de pesquisas no Brasil ainda é tímida. Marangoni prevê que o mercado de pesquisas no Brasil chegue a pouco mais de R$ 1 bilhão em 2008 - uma fatia pequena em relação aos US$ 22 bilhões a serem gastos no mundo.