Título: Serra diz que se empresa errou, problema é dela
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 22/02/2008, Política, p. A9

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou ontem que as contas de sua campanha eleitoral à Presidência da República em 2002 foram aprovadas " integralmente " pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que, se uma empresa que prestou serviços ao partido ou à campanha não pagou imposto, " o problema é dela " .

" É como você comprar uma cocada na estrada e quem vendeu não paga imposto. A responsabilidade é da pessoa, não é de quem comprou " , afirmou o governador, em São Vicente, litoral de São Paulo. " Você vai em uma loja, compra e, se a loja tiver problema tributário, é problema dela, contanto que você faça as coisas direito " , completou Serra.

Em sua prestação de contas encaminhada ao TSE, o comitê do PSDB declarou gastos com a empresa Gold Stone Publicidade e Propaganda no valor de R$ 251 mil em 2002, quando Serra concorreu à Presidência. Pela prestação, foram dois pagamentos. A Delegacia da Receita Federal de Brasília manteve entendimento de que a Gold Stone não existiu fisicamente e nunca pagou imposto. Segundo a Delegacia da Receita Federal de Brasília, o PSDB usou notas fiscais frias no valor de R$ 476 mil emitidas por uma empresa fantasma e por outra inidônea para o partido e a campanha de Serra.

Segundo Serra, os dados apontados pela Receita estão relacionados a despesas do partido, anteriores ao período eleitoral, e foram " equivocadamente " atribuídos à campanha.