Título: Embraer será sócia de centro de manutenção na Argentina
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 22/02/2008, Especial, p. A24

A Embraer será sócia de um centro de manutenção de aviões na província de Córdoba. A parceria poderá significar, no futuro, a venda de aviões brasileiros para a Argentina. Uma delegação da empresa visitará hoje as instalações da ex- Fábrica Militar de Aviões, privatizada no governo Carlos Menen (1989-1999) e vendida para a americana Lockheed. Por decisão do governo argentino, a Embraer vai entrar como um novo sócio no empreendimento, mas ainda não foi anunciado se a Lockheed fica ou sai da sociedade.

"A Embraer está disposta a fazer um centro de manutenção de partes e peças, mas para isso tem que ter massa crítica", comentou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, referindo-se à necessidade de ter aviões para dar manutenção. Segundo o jornal "La Nación", o governo argentino poderia comprar um avião Embraer para uso presidencial em substituição ao célebre Tango 01, comprado pelo presidente Menen e que já dá sinais importantes de desgaste. Amorim não confirmou a notícia.

A chegada da Embraer, com apoio do governo brasileiro, é um dos principais acordos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar hoje com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Lula chegou ontem à noite a Buenos Aires para a primeira visita de Estado ao país desde que Cristina tomou posse na presidência.

Segundo fontes da chancelaria argentina os dois presidentes vão assinar acordos de cooperação nas áreas espacial, nuclear e a criação de um centro binacional de nanotecnologia, além da aeronáutica representada pelo empreendimento conjunto com a Embraer.

Também serão assinados acordos de cooperação entre as entidades financeiras oficiais para projetos de integração e a implantação das moedas locais em substituição ao dólar nas transações comerciais. Na área militar, será assinado um acordo para desenvolvimento conjunto de um veículo militar blindado chamado Gaucho, além de iniciativas conjuntas de defesa. Os dois presidentes também vão anunciar a construção de uma terceira ponte binacional sobre o Rio Uruguai e a reforma da antiga ponte que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres.

Por ser uma visita de Estado, Lula será recebido também pelos presidentes do Senado, da Câmara e da Suprema Corte. Além disso, vai fazer uma visita ao governador da capital Buenos Aires, Mauricio Macri. (JR)