Título: Estre cria recicladora de resíduos da construção
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 22/02/2008, Empresas, p. B10

A Estre, empresa paulista especializada em gestão ambiental, está criando uma empresa para atuar como recicladora de resíduos sólidos da construção civil, a Estação Ecologia. A companhia, criada em 1999, pretende aproveitar o crescimento explosivo das empresas de construção para se tornar uma referência no segmento de reciclagem de resíduos, principalmente o concreto. Para a diretora comercial da Estre, Akiko Ribeiro, há um grande mercado potencial a ser explorado.

A Estre, que ainda está em estágio inicial, está se inspirando em companhias européias nesta empreitada. Akiko passou a última semana na Inglaterra e na Holanda conhecendo companhias que já se especializaram nesse segmento. "Nós achamos que há espaço aqui para isso", diz ela, que ainda não sabe precisar o tamanho da demanda para este tipo de serviço. Mas Akiko acha que até o final de outubro a primeira unidade recicladora da Estação Ambiental já estará em pleno funcionamento.

Atualmente a empresa está atuando de forma experimental em uma unidade instalada em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Lá foi instalada uma máquina para moer os detritos de concreto. Após a moagem, a empresa acredita que conseguirá produzir uma grande variedade de areia artificial, brita e pedrita, que poderão ser vendidos novamente para as construtoras. "Ainda não conseguimos avaliar o tamanho desse mercado e nem se há grande demanda, mas estamos otimistas", afirma a executiva, que não sabe informar, ainda, qual será o investimento na nova empresa ou qual a expectativa de faturamento.

Nesse momento a Estre está buscando parcerias com os caçambeiros, que recolhem os detritos das obras e os levam para os aterros sanitários. A idéia é oferecer facilidade de destinação dos detritos a esses profissionais para que eles levem o material para a companhia. No futuro, Akiko acha que será possível formar parcerias diretamente com as construtoras, sem precisar passar pelos intermediários. "Essa é uma idéia que estamos estudando", afirma ela.

Com quase dez anos de operação, a Estre é especializada em gerenciamento ambiental, gestão de resíduos sólidos e recuperação de áreas degradadas. A empresa tem unidades em São Paulo, Santos e São José do Rio Preto. Além disso, a companhia também atua em Buenos Aires.