Título: BB inicia ofensiva global no varejo
Autor: Ribeiro, Alex
Fonte: Valor Econômico, 22/02/2008, Finanças, p. C1

O Banco do Brasil inicia, com a abertura de duas empresas financeiras nos Estados Unidos, uma nova estratégia para se tornar um "player" no varejo bancário global, com o objetivo de se fortalecer para enfrentar o avanço de grandes instituições estrangeiras dentro do país. Ainda neste ano serão anunciados novos movimentos dentro desse projeto, provavelmente em países da América Latina e Europa.

Nos EUA, começa a operar no segundo semestre um banco de varejo, o Banco do Brasil Federal Saving Bank (FSB), que inicialmente terá cinco agências e, dentro de alguns anos, poderá chegar a ter entre 10 e 15 pontos de atendimento. A meta é atrair entre 300 mil e 450 mil clientes dentro de cinco anos, ou algo como 20% a 30% do 1,5 milhão de brasileiros que, pelas estimativas mais conservadoras, vivem nos Estados Unidos.

Ainda no primeiro semestre, a intenção é colocar para funcionar experimentalmente a BB Money Transfer, uma empresa varejista de transferência internacional de dinheiro. Em seguida, serão instalados 10 pontos de atendimento. A expectativa é que, dentro de alguns anos, a operação de varejo nos Estados Unidos gere uma captação anual superior à do Japão, hoje na ordem de US$ 1 bilhão.

O presidente do BB, Antônio Francisco Lima Neto, afirma que o fortalecimento da operações no varejo internacional é encarado como um passo estratégico tão importante quanto a entrada do banco nos segmentos de crédito de veículos e imobiliário. "A idéia é colocar o banco em todos os segmento do varejo, dentro e fora do país, em que nossa marca é reconhecida e faça a diferença."

A idéia é trabalhar com comunidades de brasileiros, o que cria sinergias com os negócios dentro do Brasil, mas o espectro de atuação poderá ser mais amplo. "Nossa intenção é entrar no varejo bancário em outros países que preferencialmente, mas não necessariamente, tenham grandes comunidades de brasileiros", informa o vice-presidente de negócios internacionais e atacado do BB, José Maria Rabelo. Ele não detalha os países em que o BB pretende entrar, mas indica que as apostas preferenciais são a América Latina e a Europa.

A estratégia de se tornar um "player" no varejo bancário global já vinha sendo gestada nos dois últimos anos, mas ganhou maior importância com movimentos recentes de consolidação no mercado bancário brasileiro, como a compra das operações do ABN AMRO pelo Santander. O BB tem limitações para crescer por meio de fusões e aquisições - as operações com antigos bancos estaduais são uma rara exceção. Por isso, a exemplo do que fez no mercado doméstico, o caminho será o crescimento orgânico. América Latina é uma aposta natural porque haveria sinergia com a investida que o BB está fazendo em solo americano. Embora o alvo preferencial sejam os brasileiros nos EUA, o banco vê oportunidades para avançar também entre a comunidade de latinos. No Japão, onde a prioridades são os brasileiros, o BB tem clientes entre os imigrantes peruanos.

Na América Latina, os países com maiores comunidades de brasileiros são, respectivamente, o Paraguai (cerca de 200 mil) e a Bolívia (17 mil). Rabelo diz que a primeira agência instalada pelo BB no exterior, em 1941, foi em Assunção, no Paraguai. Já há a experiência de bancos de varejo brasileiros em países que não têm grandes colônias de brasileiros - caso do Itaú na Argentina e no Chile.

Fora da América Latina, o caminho natural para a expansão é a Europa. O BB já atua no varejo em Portugal, mas há pelo menos três outros países com fortes comunidades de brasileiros: Itália (120 mil), Inglaterra (100 mil), Espanha (93 mil), Alemanha (40 mil) e França (37 mil). "Mesmo onde não há brasileiros, podemos fazer a diferença com nossa expertise em operações de varejo com pessoas físicas e com pequenas empresas", afirma Rabelo.

O Banco do Brasil FSB e a BB Money Transfer serão vinculadas a uma "holding" especialmente criada para comandar as operações de varejo americanas, a Banco do Brasil USA Holding Company Inc. Um sinal da importância que o BB dá ao projeto foi ter deslocado o diretor de negócios internacionais do BB, José Augusto Braúna, para presidir as empresas. O BC brasileiro já aprovou a abertura das empresas, mas, para começar as operações, falta o sinal verde das autoridades nos Estados Unidos.

O publico-alvo serão brasileiros, incluindo os que estão ilegalmente no país, que em geral hoje estão à margem do sistema bancário. Serão oferecidos serviços bancários básicos, como contas correntes, cartões de crédito, investimentos, poupança e remessas de recursos ao Brasil. Num primeiro momento, a oferta de crédito não será a prioridade - a não ser de forma complementar aos serviços, como, por exemplo, cheque especial.

O BB fez ampla pesquisa que indica que cerca de 80% dos brasileiros nos EUA estão concentrados em algo como 10 ou 15 localidades. Já foram identificados os prédios que deverão sediar as primeiras agências e já começou o recrutamento de pessoal. Por questões estratégicas, o banco ainda não revela onde exatamente estarão as primeiras unidades, mas Nova York e Boston, cidades em que existem grandes concentrações de brasileiros, são candidatas.

Hoje, o BB está presente em 23 países, mas em apenas dois deles as operações são de varejo: Japão e Portugal. No Japão, o banco tem sete agências e 150 mil clientes, quase metade dos cerca de 310 mil brasileiros que vivem no país. Em Portugal, onde o banco tem quatro agências, são 30 mil clientes em um universo estimado de 120 mil brasileiros. Nos EUA, o banco tem duas agências, que vão continuar a operar - uma em Nova York e outra em Miami. A unidade de Nova York é especializada em crédito de comércio exterior e mercado de capitais. A agência de Miami opera no varejo, mas seu público são brasileiros de alta renda.