Título: Crédito garante lucro de R$ 1,2 bilhão ao Votorantim
Autor: Carvalho, Maria Christina
Fonte: Valor Econômico, 22/02/2008, Finanças, p. C12

Ampliar a carteira de crédito além do esperado pela média do mercado financeiro e fechar o ano com pelo menos 900 mil cartões emitidos são algumas das metas do Banco Votorantim para este ano, além da entrada na área do crédito imobiliário.

Em apenas 16 anos de existência, o Votorantim conquistou o posto de quarto maior banco privado nacional, em ativos, de acordo com o ranking do Banco Central (BC). Uma vigorosa expansão do crédito em ritmo digno dos bancos pequenos e médios que abriram o capital recentemente garantiu o aumento de 15,1% do lucro líquido, passando de R$ 1,01 bilhão em 2006 para R$ 1,163 bilhão em 2007. O retorno sobre o patrimônio líquido de R$ 6 bilhões no final do período foi de 19,4%.

A carteira de crédito total, excluindo avais e fianças, cresceu 59,1% para R$ 26,7 bilhões, acima do ritmo de crescimento de 17,1% dos ativos totais que fecharam o ano em R$ 66 bilhões. O desempenho foi puxado pelas operações com pessoas jurídicas, que cresceram 69,8% para R$ 10,3 bilhões; já a carteira de pessoa física não ficou muito atrás e registrou expansão de 53,1% para R$ 16,4 bilhões.

As metas para este ano são ainda mais ousadas, segundo o vice-presidente Milton Roberto Pereira: ampliar o crédito em 35% a 40%, puxado pelos negócios com empresas médias, que prometem avançar 150%. Já as operações com pessoas físicas devem crescer 35%.

Em 2006, o Votorantim ampliou o foco das operações com pessoas jurídicas, tradicionalmente direcionado para o "large corporate", de grandes empresas, passando a trabalhar com companhias com faturamento anual de R$ 20 milhões a R$ 700 milhões, que inclui o middle market e grandes empresas. Os negócios com a nova faixa triplicaram de R$ 1 bilhão para R$ 3,3 bilhões em 2007.

Mas a maior fatia da carteira de crédito está concentrada em operações de varejo. Cerca de 80% são financiamentos de veículos, distribuídos em 25 mil lojas credenciadas, que levam a BV Financeira a reivindicar fatia de 16% do mercado. O o restante é consignado e crédito pessoal.

A BV Financeira ampliou sua base de clientes, de 1,75 milhão em 2006 para 2,8 milhões de clientes ativos em 2007. A essa carteira de clientes está sendo oferecido o cartão de crédito lançado em agosto. Pereira espera terminar o ano com 900 mil cartões emitidos.

O banco ressaltou que, mesmo com a expansão da carteira, a qualidade foi mantida, com o percentual do crédito classificado entre AA e C em 97,1% do total, em comparação com 96,4% no mesmo período de 2006.

Pereira descartou qualquer interesse do banco em abertura de capital e lançamento de ações. O banco está bem capitalizado, explicou. O patrimônio de R$ 6 bilhões garante um índice da Basiléia de 15,2%, que vai subir para 17,4% com a recém aprovada emissão de R$ 1,1 bilhão em CDB subordinado. Além disso, os recursos totais captados junto a terceiros aumentaram 17,2%, de R$ 31,3 bilhões em dezembro de 2006, para R$ 36,7 bilhões, entre depósitos e outros recursos.