Título: Vale transfere a gestão de sua rede à Telemar por R$ 62,3 milhões
Autor: Heloisa Magalhães
Fonte: Valor Econômico, 04/02/2005, Empresas &, p. B4

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) acaba de fechar um contrato de R$ 62,3 milhões com a Telemar, válido por cinco anos, para a gestão de sua rede de telecomunicações. A prática da terceirização já era adotada na área de tecnologia da informação e há mais de um ano a Vale vinha testando alternativas para sua rede de voz e dados. Adriana Ferreira, diretora de tecnologia da informação da CVRD, estima uma economia de "no mínimo de 30% " com a terceirização. Outra vantagem, segundo ela, é que a empresa ganha agilidade na expansão das necessidades de telecomunicações. Devido à complexidade da rede da mineradora, o processo de transferência da gestão foi cuidadoso. Primeiro, três prestadoras do serviço foram testadas, durante três meses. Em seguida, pelo prazo de um ano, a Telemar acompanhou todas atividades da rede para se integrar ao processo. A rede da Vale conta com 12 mil pontos de comunicação que utilizam várias tecnologias, como transmissão por fibra óptica e acesso a satélites. Além do trabalho do dia-a-dia dos escritórios, trafegam pela rede dados que vêm das áreas de extração de minério, operações dos terminais marítimos, sistema de tráfego ferroviário - inclusive os computadores de bordo dos trens - e telemetria da "saúde" das locomotivas. Há também os dados relativos aos planos de circulação, o sistema que escolhe as melhores rotas e distribui as informações, reduzindo o ciclo de de viagens e o consumo de combustível. O rastreamento de trens, por exemplo, é feito via satélite, por um Sistema de Posicionamento Global (GPS) com correção diferencial - o chamado DGPS no jargão técnico. A diferença é que no GPS a margem de erro é de até 100 metros e no DGPS é de apenas um metro. A infra-estrutura que será utilizada vai unir a rede da Telemar e a da Vale, incluindo fibras ópticas ao longo de ferrovias, o que permite a gestão das malhas. Só a Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão, conta com 829 quilômetros de fibras. Roderlei Generali, superintendente de negócios corporativos da Telemar, explicou que a companhia ficará encarregada da operação, manutenção e gerenciamento da rede. O monitoramento e gerenciamento remoto será realizado a partir o centro de gerência de serviços da Telemar, em São Paulo. Os serviços prestados vão incluir transmissão de dados e voz local - fixo e móvel -, serviço 0800, acesso à internet e videoconferência. O atendimento será feito dentro e fora do país, incluindo a comunicação com os escritórios da Vale em Tóquio, Bruxelas, Nova York e Shangai. Além das propostas financeira e técnica, o fato de a Telemar atuar na maior parte das regiões do país onde a Vale está presente pesou na escolha. A Telemar atende ao Sudeste (exceto São Paulo), Nordeste e Norte do país, exatamente onde estão os principais pontos de atuação da CVRD.