Título: Vendas na distribuição crescem
Autor: Manechini , Guilherme
Fonte: Valor Econômico, 27/02/2008, Empresas, p. B8

A indústria de distribuição de aços planos registrou o melhor mês de janeiro de sua história ao vender 315,8 mil toneladas, 25,8% a mais do que o comercializado no mesmo mês de 2007, conforme dados anunciados pela associação que representa o setor, o Inda. Já o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) divulgou ontem que a produção nacional de aço bruto chegou a 2,97 milhões de toneladas em janeiro, alta de 9,9% em relação a igual período do ano anterior.

A forte demanda no começo do ano leva as duas entidades a cogitarem a redução no volume de exportações para atender o mercado interno. O Inda admite também rever suas estimativas de vendas de 2008. A previsão inicial da entidade, de vender 3,58 milhões de toneladas em 2008, considerava uma expansão menor no consumo interno por conta de uma possível desaceleração da economia norte-americana. Até o momento, porém, não houve reflexos no consumo brasileiro.

"Quando o ano começa nesta base, temos de recalcular tudo", diz Christiano da Cunha Freire, presidente do Inda. Segundo ele, os segmentos que puxaram a demanda no ano passado - automotivo, agrícola e máquinas - devem repetir a dose em 2008. Os dados preliminares de fevereiro do Inda indicam vendas diárias de 16 mil toneladas de aços planos , o que permite estimar em 304 mil toneladas o volume comercializado no mês.

No caso das exportações, Freire diz que as siderúrgicas devem privilegiar o mercado interno, pois se trata de um cliente com demanda constante. No mesmo sentido, o IBS informou que "as empresas tiveram que limitar suas exportações para garantirem o atendimento ao mercado doméstico". De acordo com a entidade, foram exportadas 554 mil toneladas, volume 29,9% inferior a janeiro do ano passado.

Em 2007, as vendas dos distribuidores cresceram 25,7%, totalizando 3,31 milhões de toneladas. As compras feitas nas usinas no mesmo período chegaram a 3,25 milhões de toneladas, aumento de 19,7% na comparação com 2006.

No mês passado, as compras dos distribuidores chegaram a 302,8 mil toneladas, o que significa um crescimento de 10,1% na comparação com janeiro de 2007. A conta não inclui o volume importado, que também foi recorde e atingiu 106,8 mil toneladas, alta de 180,8%. De acordo com o Inda, o consumo aparente de aços planos em 2008 deve subir cerca de 13,5%, encerrando o ano em 13,2 milhões de toneladas.

Questionado sobre os reajustes do minério de ferro, o presidente do Inda informou que um segundo aumento deverá vir ainda no primeiro semestre. "A maior parte dos reajustes foram feitos com base em uma estimativa de alta de 40% no preço do minério e as siderúrgicas terão de repassar o restante".