Título: Hora de chamar o novo síndico
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 05/02/2011, Política, p. 7

Na fila para receber um dos 300 apartamentos funcionais da Câmara, parlamentares recém-chegados ao Distrito Federal lotam hotéis, flats e movimentam o mercado de aluguéis em Brasília. O novo quarto-secretário da Câmara, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), mal assumiu e enfrenta o desafio de contornar os pedidos dos colegas que ainda não encontraram local para morar ou aguardam para pegar os melhores imóveis funcionais.

Apesar de receberem auxílio-moradia de R$ 3 mil, os parlamentares têm encontrado dificuldade no inflacionado mercado imobiliário da capital federal. Delgado conta que um levantamento do setor de habitações da Câmara mostrou que a ajuda de custo está defasada e não paga mais mensalidades de hotéis luxuosos e flats. ¿Há oito anos, era possível alugar um flat. Hoje, se um deputado quiser ficar em um alto padrão, terá que tirar do bolso, pois custa em torno de R$ 6 mil.¿ De acordo com o quarto-secretário, 24 apartamentos funcionais serão entregues em março e mais 24 em abril ou maio.

Outra situação que tem contribuído para a falta de imóveis é a permanência de deputados não reeleitos nos antigos apartamentos. Os ex-parlamentares têm 30 dias após a posse dos novatos para desocuparem as residências funcionais. Atualmente, 170 deputados que continuaram no cargo ocupam imóveis e 270 estão na fila para se mudarem. O restante faz uso do auxílio-moradia. O objetivo da nova Mesa Diretora, no entanto, é acabar com a ajuda de custo.

Na fila pelos apartamentos funcionais reformados estão Romário (PSB-RJ), Popó (PRB-BA) e Rosinha da Adefal (PTdoB-AL). O ex-jogador de futebol encaminhou pedido de um imóvel da Casa, mas tenta alugar uma mansão no Lago Sul. Tiririca (PR-SP) optou por um flat e deve evitar os apartamentos funcionais. Para manter a privacidade, Jean Wyllys (PSol-RJ) também fugiu das quadras parlamentares. O ex-BBB alugou um apartamento na Asa Norte, em um prédio onde moram amigos. Rosinha da Adefal deve ser uma das primeiras da lista dos beneficiados pelos apartamentos reformados.

Júlio Delgado conta que recebeu uma ¿lista pronta¿ com os favorecidos, mas pretende criar critérios para realocar os parlamentares, como necessidades especiais, idade e tempo de mandato. A deputada do PTdoB, que é cadeirante, teve que esperar por uma reforma no banheiro, para torná-lo acessível.