Título: Térmica de Furnas no Rio terá GNL da Petrobras
Autor: Schüffner, Cláudia
Fonte: Valor Econômico, 29/02/2008, Empresas, p. B9

Três anos depois da entrada em operação das duas turbinas a gás da térmica de Santa Cruz, Furnas Centrais Elétricas e a Petrobras assinaram finalmente um acordo de suprimento de gás natural liqüefeito (GNL) para a usina. É o primeiro contrato de venda desse combustível, que é importado, para geração de energia firmado pela Petrobras.

A diretora de gás e energia da estatal, Graça Foster, comemorou o fato lembrando que Furnas é o primeiro consumidor do estado a se tornar "livre", pagando apenas uma tarifa pelo uso da infra-estrutura de gasodutos da Ceg. O preço do gás será baseado no mercado americano mais o custo de frete. Graça Foster explicou que o contrato assinado é do tipo preferencial e que a partir do momento em que Furnas solicitar o gás passará a ser um cliente firme e inflexível.

O contrato é complexo e cheio de detalhes, como frisou Graça. Ele prevê a entrega de 2,4 milhões de metros cúbicos de gás por dia quando for necessário. Tem validade de quinze anos, tendo início em 2012.

A energia gerada pela usina já foi vendida em leilão do governo mas o contrato também começa a vigorar em 2012, durante 15 anos. O superintendente de comercialização de Furnas, Luiz Alberto Alves Correia, explica que Furnas terá que pedir o gás para a Petrobras com 60 dias de antecedência antes de gerar energia e logo depois que for informado da necessidade pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

As duas turbinas a gás de Santa Cruz, compradas emergencialmente na época do racionamento de energia, custaram cerca de R$ 600 milhões. Além disso, Furnas também gastou R$ 16 milhões para construir um gasoduto conectando a planta ao sistema de distribuição da Ceg. Mas não tinha combustível para gerar. A estatal elétrica tentou oferecer a energia de Santa Cruz no leilão do governo em 2005, mas esbarrou na falta de regras para repasse do preço do gás. O problema só foi resolvido no ano passado. Foi quando Furnas vendeu finalmente a energia dessa usina para entrega em 2012.

O complexo de Santa Cruz, que fica na zona oeste no Rio, é formado por duas plantas movidas a óleo combustível com potência instalada de 440 megawatts (MW) e duas turbinas movidas a gás com capacidade de gerar 175 MW cada uma. No conjunto, o complexo tem potência total de 940 MW, sendo que deste total a energia garantida é de 687 MW médios.