Título: CMN dá sinal verde a bancos estrangeiros
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 29/02/2008, Finanças, p. C2

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a entrada no Brasil do banco de investimento Lehman Brothers e a instalação do Banco Yamaha Motor do Brasil, ligado ao fabricante de motocicletas. Também foram aprovados outros cinco votos que autorizam maior presença de capital estrangeiro no sistema financeiro.

Estrangeiros estão impedidos de entrar no sistema financeiro, a menos que o presidente da República edite decreto declarando interesse nacional na operação. O CMN aprovou votos que recomendavam ao presidente baixar sete decretos.

No caso do Lehman Brothers, a autorização é para que abra a Lehman Brothers do Brasil Banco de Investimento, com até 100% do capital controlado por investidores estrangeiros. Hoje, o banco não tem nenhuma operação direta no Brasil - nem mesmo por escritório de representação. O capital mínimo para abrir um banco de investimento é de R$ 12,5 milhões, mas o montante integralizado dependerá das operações no país.

"É uma demonstração de que o interesse estrangeiro em participar no sistema brasileiro continua forte, apesar de as condições do mercado não terem sido as mais favoráveis nos últimos meses", afirmou o diretor de Normas do BC, Alexandre Antônio Tombini.

A Yamaha, segundo Tombini, deseja montar operação semelhante a de outros bancos de montadoras - sobretudo por meio de financiamentos a consumidores, revendedores e fornecedores.

Também foi aprovado voto do CMN que dá sinal verde para o banco português Caixa Geral de Depósitos (CGD) transformar sua filial instalada no Brasil em um banco múltiplo. Na década de 1990, a CGD chegou a operar diretamente no Brasil, por meio da compra do banco Bandeirantes, que mais tarde foi comprado pelo Unibanco - instituição em que o banco português manteve participação até 2005.

Dois outros votos do CMN concordam com a constituição de uma distribuidora pelo Royal Bank of Canada e de outra pela Hencorp Commcor, que já atua no país por meio de uma corretora.

Outros dois votos autorizam que bancos que abriram recentemente o capital, o Indusval e o Sofisa, transformem ações preferenciais detidas por estrangeiros em ordinárias. O Indusval quer ingressar no Novo Mercado e o Sofisa, aderir ao Nível 2 da Bovespa. (AR)