Título: Gabeira discute candidatura com Serra e vai hoje ao encontro de Aécio
Autor: Grabois , Ana Paula
Fonte: Valor Econômico, 06/03/2008, Política, p. A10

Aécio: "Essa proposta de entendimento surge para dar seqüência àquilo que tem dado certo em Belo Horizonte" O governador de Minas, Aécio Neves, recebe hoje o deputado federal do PV Fernando Gabeira, pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro em uma frente com os tucanos e o PPS. Após ter anunciado que aceitava ser candidato da coligação, Gabeira tem-se aproximado mais dos líderes do PSDB. Ontem, conversou com o governador de São Paulo, José Serra. "É uma aliança que pressupõe alianças em outras cidades se houver convergência de candidatos e de programas", afirmou o deputado. A candidatura de Gabeira para prefeito do Rio deve ser aprovada pelo PSDB e PPS na semana que vem, depois que os dois partidos analisarem a lista de condições do deputado do PV para disputar a eleição: a divulgação das contas de campanha na internet e o comprometimento de não usar o governo para fortalecer a máquina dos partidos e de fazer uma campanha limpa em relação ao adversários e à cidade.

O encontro com Aécio hoje também fortalece a estratégia do governador mineiro de fazer da disputa municipal de outubro um laboratório para a ampliação do leque de alianças tucanas com vistas a 2010. Ontem o governador mineiro voltou a defender a possível aliança entre o PSDB e o PT para a disputa da Prefeitura de Belo Horizonte. Disse que esta aliança não seria resultado de um entendimento artificial, mas "conseqüência natural" da parceria estabelecida entre o Estado e o município nos últimos cinco anos.

"Essa proposta de entendimento não é algo que surja artificialmente. Ela surge para dar seqüência àquilo que tem dado certo em Belo Horizonte. Se vai ser possível, eu não sei, mas acho que os gestos tanto do prefeito Fernando Pimentel (PT) quanto do governador têm sido gestos de generosidade", afirmou.

Segundo o governador, os tucanos mineiros estão dispostos a "abdicar de naturais projetos pessoais", pois o partido tem uma "grande tradição" na capital em torno de um projeto comum em favor de Belo Horizonte. Porém, a decisão cabe aos partidos. "No PSDB, o que eu percebo quando converso com as lideranças do partido é que há uma visão menos de interesse partidário e mais de interesse público. O PSDB é um partido que amadureceu muito e sabe que se a cidade de Belo Horizonte ganhar, ganhamos todos", disse o governador. Aécio contemporizou as resistências petistas à aliança: "Obviamente, o PT tomará a sua decisão e eu compreendo que é natural que existam posições divergentes internas, mas caberá às lideranças do PT, e em especial ao prefeito Fernando Pimentel, dirimir essas divergências", afirmou Aécio. (Com agências noticiosas)