Título: Atlântico Sul vai dobrar investimento em estaleiro
Autor: Mandl, Carolina
Fonte: Valor Econômico, 06/03/2008, Empresas, p. B7

As obras do estaleiro Atlântico Sul nem ficaram prontas, mas a empresa já está se preparando para dobrar os investimentos no projeto para R$ 1,2 bilhão.

Quando começou a ser construída, a empresa tinha em carteira um contrato de US$ 1,2 bilhão da Transpetro para a construção de dez navios petroleiros Suezmax. Hoje, o Atlântico Sul já ganhou as concorrências para fazer parte do casco da plataforma P-55 da Petrobras e de dois navios para a espanhola Noroil, empresa do grupo espanhol Repsol YPF. Juntos, esses projetos somam outros US$ 800 milhões para o estaleiro. "A demanda crescente por navios nos fez apostar na ampliação do estaleiro", afirmou Paulo Haddad, presidente do Atlântico Sul.

Ontem, durante evento para a apresentação das obras do estaleiro em Pernambuco, Sérgio Machado, presidente da Transpetro, anunciou que ainda neste ano será licitada a segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), com, no mínimo, 16 navios. Na primeira etapa foram 26 petroleiros. "Prevíamos colocar a segunda fase do Promef em andamento mais para a frente, mas devido à descoberta de novos campos, decidimos antecipar", afirmou o executivo.

A expansão da carteira de pedidos pode até atrair um novo sócio para o estaleiro Atlântico Sul, que pertence aos grupos Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e PJMR. A Samsung, atualmente parceiro tecnológico do Atlântico Sul, negocia uma participação acionária no empreendimento.

O aumento dos investimentos no estaleiro será usado, por exemplo, na ampliação do espaço ocupado no porto de Suape, em Pernambuco. Passará dos atuais 80 hectares para 160 hectares, segundo a empresa.

Além disso, foram comprados dois guindastes com capacidade para içar 1.500 toneladas. Inicialmente, o projeto previa apenas uma máquina capaz de suportar até 500 toneladas.

Também foi aumentada a capacidade de processamento de aço. Das 100 mil toneladas do começo do projeto, o Atlântico Sul passou para 160 mil toneladas.

De acordo com Machado, presidente da Transpetro, as 30 mil toneladas iniciais do estaleiro de Pernambuco serão importados da Ucrânia. "Foi muito mais barato do que se tivéssemos comprado no Brasil", afirmou o presidente da companhia.

Para colocar o estaleiro em andamento, o Atlântico Sul está tendo de capacitar a mão-de-obra para uma indústria que ficou praticamente sucateada no Brasil. Ontem foi inaugurado um centro de treinamento para 300 soldadores e montadores navais, que recebeu investimentos de R$ 3 milhões. Uma outra escola no município de Ipojuca - onde fica o porto de Suape - também foi erguida para dar uma primeira capacitação.

Ao todo, o estaleiro irá empregar cerca de 5 mil funcionários. O processamento de aço começará no início deste ano e a entrega do primeiro navio está prevista para julho de 2010.

A repórter viajou a convite da Transpetro