Título: Moody's prevê expansão do setor imobiliário no Brasil
Autor: Boechat, Yan
Fonte: Valor Econômico, 06/03/2008, Empresas, p. B8

A indústria de construção civil brasileira deve registrar crescimento sólido nos próximos anos, avalia a agência Moody's Investors Service. "A combinação de mudanças estruturais, demografia favorável e demanda reprimida prenunciam uma boa atividade para a indústria de construção nos próximos anos", destacou o analista da Moody's, Soummo Mukherjee.

Para o analista, apesar do bom momento, o mercado de construção do Brasil permanece extremamente fragmentado, o que deve estimular o movimento de consolidação no setor. "Diante da alta necessidade de financiamento, de um ambiente difícil para levantar capital e das vantagens de escala no negócio, a Moody's espera ver uma série de fusões e aquisições no setor nos anos à frente", afirma Soummo Mukherjee.

Mukherjee acrescentou que a condução do governo para abrandar a regulamentação em diversas frentes em meio à melhoria no ambiente macroeconômico e um grande déficit habitacional "levaram a uma disponibilidade maior de financiamento de hipotecas para compradores de imóveis" nos últimos anos. O analista também notou um aumento do interesse de bancos e construtoras para melhorar a oferta de financiamento.

As empresas do setor, no entanto, podem sofre alguns percalços, principalmente as menores "As condições atuais de mercado podem também restringir a liquidez e a qualidade do crédito para algumas construtoras que vão precisar de recursos como capital de giro", acrescentou o analista da Moody's.