Título: PSDB quer saber se faltou investimento
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 05/02/2011, Economia, p. 16

INFRAESTRUTURA Oposição recorre à auditoria do TCU para identificar descaso do governo com subestação Mentora do atual modelo do setor elétrico, a presidente Dilma Rousseff não escapará da fúria da oposição. Insatisfeito com as explicações de que uma provável falha na usina de Luiz Gonzaga, em Jabotá (PE), teria causado o apagão que deixou 40 milhões de nordestinos sem luz, o PSDB já incluiu em sua lista de providências um pedido de auditoria especial ao Tribunal de Contas da União (TCU). Os tucanos querem saber se a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) deixou de investir na manutenção da subestação apontada pelo governo como o pivô do apagão no Nordeste.

Representante da legenda, o deputado Antonio Imabassahy (BA) adiantou também que o partido pedirá informações sobre o blecaute ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e vai trabalhar também pela criação de uma subcomissão na Comissão de Minas e Energia da Câmara para acompanhar as consequências do corte no suprimento nos oito estados atingidos. Um grupo de deputados também poderá ir ao local para verificar o que ocorreu. ¿Queremos saber o que está acontecendo. A presidente Dilma está falhando com o Brasil e, especialmente, com aquela região¿, declarou Imbassahy.

O apagão no Nordeste casou todo tipo de transtorno, incluindo uma pequena rebelião. Filas quilométricas se formaram em hospitais de Pernambuco, a exemplo da Fundação Altino Ventura (FAV). Quem foi marcar consulta perdeu o tempo e a paciência. Muitos idosos chegaram a passar mal. O blecaute provocou uma pane no único gerador da unidade, danificando computadores e comprometendo o atendimento de centenas de pacientes. No Hospital da Restauração (HR), maior da capital, diversos respiradores elétricos apresentaram problemas e muitos procedimentos precisaram ser feitos manualmente. Por causa do apagão, semáforos entraram em pane e o trânsito ficou caótico em muitos bairros de Recife.

Falta d¿água Na Paraíba, o apagão deixou moradores da Região Metropolitana de João Pessoa sem água. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que o fornecimento depende de máquinas que funcionam à energia elétrica. Todos os processos de sucção, tratamento e distribuição da água ficaram comprometidos com a falta de luz. A expectativa da companhia era de que todo o abastecimento fosse todo normalizado ate as 20h de ontem.

A Energisa, distribuidora de energia no estado, afirmou que 100% de seus clientes (1.266.644 pessoas) foram afetados pelo incidente. Com a escuridão, o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) ficou cerca de meia hora sem atender chamadas. O comércio também foi afetado. Os bares foram os mais prejudicados. Na região da Feirinha de Tambaú, que concentra grande número de bares, houve evasão de clientes após o apagão.

Morte em presídio Cinco minutos sem energia elétrica foram suficientes para que o pavilhão D do Presídio Aníbal Bruno, no Recife, sofresse um grande tumulto. Logo após o início do apagão, um dos detentos, armado com uma faca artesanal, iniciou uma confusão que resultou em um morto e um ferido. Segundo a Secretaria de Ressocialização de Pernambuco, Robert Taylor Rodrigues de Moraes, 20 anos, matou Thiago Henrique Moraes da Silva, 24, e feriu Alexandre Gomes da Silva, 33. A penitenciária tem 4.080 presos, bem acima de sua capacidade, de 1.448 pessoas.

Chesf dá sua versão Um dispositivo que serve para prevenir falhas acabou sendo a causa do apagão que atingiu oito estados do Nordeste, segundo explicação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). O equipamento teria identificado um problema que não existia e desligou duas linhas de transmissão, cortando totalmente a ligação entre as usinas de Luiz Gonzaga e Sobradinho, localizadas na divisa entre Pernambuco e Bahia. De acordo com os técnicos, a perturbação no sistema interrompeu o intercâmbio de energia com outras regiões e a geração em oito grandes usinas, provocando o blecaute em cascata.

O problema começou por volta às 23h08, quando foi registrado o desligamento em uma das duas linhas de transmissão que ligam a Usina Luiz Gonzaga, na cidade de Jatobá (PE), à de Sobradinho. Os técnicos da Chesf tentaram religar a linha, mas, em vez de restabelecer o funcionamento, houve o desligamento de Luiz Gonzaga e do segundo elo de transmissão, às 23h21, cortando totalmente a ligação com Sobradinho. ¿Foi aí que começou o blecaute¿, disse João Herinque Franklin, superintendente de Operações da Chesf.

A falta de transmissão com Sobradinho gerou uma pane. ¿A perturbação interrompeu o intercâmbio com as regiões Norte e Sudeste, gerando uma queda imediata de 3,2 mil MW na carga do Nordeste¿, detalhou Franklin. A queda provocou o desligamento parcial de Sobradinho e total em cinco usinas do Complexo de Paulo Afonso e em Xingó. A energia disponível para região, que deveria ser de 8,8 mil MW, estava em 800MW. Dessa forma, ficaram no escuro Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, de acordo com a explicação da Chesf.