Título: País pode negar entrada a espanhóis
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 07/03/2008, Brasil, p. A2

O Brasil convocou ontem o embaixador da Espanha no país, Ricardo Peidro, para expressar a "inconformidade" do governo com proibição da entrada de brasileiros em território espanhol e anunciou que pode adotar medidas similares para os espanhóis que pretendem vir ao Brasil. "O secretário-geral das Relações Exteriores afirmou ao embaixador espanhol que as medidas recentemente adotadas pelas autoridades imigratórias da Espanha são incompatíveis com o bom nível do relacionamento entre os dois países", afirmou o Itamaraty em nota. Segundo a nota, o Ministério das Relações Exteriores está examinando a adoção de medidas em resposta ao ocorrido, "tendo em conta, inclusive, o princípio da reciprocidade".

A reação da diplomacia brasileira ocorreu após um grupo de brasileiros, entre eles dois estudantes que participariam de um congresso em Lisboa, terem sua entrada na Espanha rejeitada e ficarem detidos no aeroporto.

O embaixador espanhol negou ontem que os brasileiros retidos no aeroporto de Madri tenham sido alvos de discriminação das autoridades de imigração espanhola. Segundo ele, os brasileiros só foram barrados porque não preenchiam os requisitos necessários para ingressar na Espanha e nos demais países da União Européia. "Lamento esses acontecimentos, mas nenhum deles reunia as condições necessárias para entrar na União Européia", disse Peidro.

O embaixador minimizou o peso da nota do Itamaraty. "A reciprocidade é sempre uma possibilidade, mas é uma situação que de modo algum se adequa à situação entre os dois países", disse Peidro.