Título: Bandeira branca
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 10/02/2011, Política, p. 5

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), aproveitou o encontro com a presidente Dilma Rousseff ontem para hastear a bandeira branca da última batalha que ele travou em nome do partido em busca de cargos. Alves chegou ao Palácio do Planalto para acompanhar uma audiência que ele mesmo havia solicitado para a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM). Foi a primeira vez que os dois conversaram depois da discussão entre o líder e o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, por conta do veto às indicações da bancada do Rio para Furnas e o anúncio do nome de Flávio Decat para a Presidência da empresa. ¿Furnas foi um caso pontual. Acabou. Disse à presidente que pode contar comigo e com o PMDB na votação do salário mínimo¿, contou.

Na conversa, a presidente disse a Rosalba que o estado tinha um grande ¿embaixador¿, que, além de líder do PMDB, será o futuro presidente da Câmara. A declaração soou como música para os ouvidos de Alves, que pretende substituir Marco Maia (PT-RS) no comando da Casa daqui a dois anos.

Disputa Os deputados, no entanto, estão convencidos de que os senadores do partido, em especial Renan Calheiros (AL), desejam disputar a Presidência do Senado daqui a dois anos. E sabem que o caminho estará mais livre se o PT conseguir eleger um dos seus para suceder o deputado Marco Maia. Daí a necessidade de enfraquecer Eduardo Henrique Alves.

Ciente do jogo dos senadores, Alves se reuniu na noite de terça-feira com o vice-presidente Michel Temer, Renan, o presidente do PMDB, Valdir Raupp, entre outros, e propôs o encaminhamento conjunto de todas as pendências do PMDB no que se refere a cargos no governo Dilma. A ideia da Câmara é não deixar os senadores no papel de ¿bonzinhos¿ enquanto os deputados ficam com a fama de vilões que brigam pelos cargos. Agora, ou todos são classificados como aliados, ou todos levam a pecha de detratores. Essa definição dependerá do comportamento do governo e do próprio PMDB no decorrer das votações e do preenchimento dos cargos que restam. (DR)