Título: Preços do álcool sobem e devem seguir em alta
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 10/03/2008, Agronegócios, p. A14
Os preços do álcool combustível fecharam a semana passada em alta e a expectativa é que a tendência se mantenha durante a entressafra, que termina em abril. O litro do anidro encerrou a semana a R$ 0,83917 (sem impostos), com aumento de 0,3%, e o hidratado a R$ 0,75552 (sem impostos), com elevação de 0,81%, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
"Os compradores [distribuidoras] saíram estrategicamente do mercado para tentar forçar a oferta. Embora já abastecidos, eles devem voltar às compras nas próximas semanas antes do feriado [da Páscoa]", afirmou Marcelo Andrade, diretor da Ecoflex Trading.
Segundo o Cepea, as distribuidoras realizaram fortes compras na última semana de fevereiro. A quantidade de álcool hidratado negociado no Estado de São Paulo entre usinas e distribuidoras no mês passado foi 65,4% maior que a de janeiro deste ano.
Andrade acredita que as usinas já estão reduzindo os seus estoques para dar início à colheita de cana da próxima safra, a 2008/09, que deverá ter início ainda neste mês, mas se intensificará a partir de maio. "Algumas usinas do Paraná e de Goiás estão se organizando para começaram a moagem nas próximas semanas", afirma. No mercado, a colheita está estimada em 480 milhões de toneladas no centro-sul. (Mônica Scaramuzzo)