Título: IGP-DI aponta desaceleração de preços no atacado
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 11/03/2008, Brasil, p. A2

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) em fevereiro foi menor do que a variação registrada em janeiro. Segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), a taxa foi de 0,38%, abaixo do 0,99% registrado em fevereiro.

Segundo a FGV, o Índice de Preços por Atacado (IPA) também registrou variação menor do que a do mês anterior. Em fevereiro, a variação foi de 0,52%, contra 1,08%. Nos preços por atacado, os agrícolas fecharam fevereiro com deflação de 0,19%, após alta de 1,60% em janeiro. Entre os industriais, o recuo foi bem menor: alta de 0,79% - percentual próximo ao 0,88% registrado em fevereiro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) não registrou variação e ficou abaixo do valor medido no primeiro mês do ano, quando registrou 0,97%. Isso porque seis das sete classes de despesas do índice decresceram em suas taxas de variação. Contribuíram os grupos de alimentos, em que houve redução de 2,10% para 0,38%.

O grupo de educação, leitura e recreação também contribuiu para a desaceleração do IPC. Os índices caíram para 0,32%, contra os 2,52% registrados anteriormente. Apenas as roupas, no item de vestuário, forçaram o IPC para cima. O grupo registrou acréscimo na taxa de variação, passando de -0,46 % para -0,32%. O Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC) variou 0,40%, acima do resultado do mês anterior, de 0,38%. (Agências noticiosas)