Título: Vencedor do trecho Oeste do Rodoanel será conhecido hoje
Autor: Nakamura , Patrícia
Fonte: Valor Econômico, 10/03/2008, Empresas, p. B7

Os principais concorrentes à concessão do trecho Oeste do Rodoanel paulista passaram o dia de ontem ajustando suas propostas financeiras. O leilão acontece hoje, na sede do Instituto de Engenharia, na capital paulista. A partir das 10 horas da manhã, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) abre as propostas financeiras dos consórcios. A entrega dos envelopes com os lances, porém, poderá ser feita até às 10h30.

Às vésperas do leilão, muitos grupos ainda se debruçavam na formulação de suas propostas e até mesmo na composição de consórcios. Depois de inúmeras conversas, a Triunfo Participações teria descartado a formação de um consórcio com a espanhola Acciona, para fechar parceria com outra companhia ibérica, de acordo com pessoas envolvidas no processo ouvidas pelo Valor.

A BR Vias também confirma que vai disputar o trecho com um consórcio, mas mantém o nome sob sigilo. A espanhola Abertis é aventada como sócia da BR Vias - mas, graças ao seu fôlego financeiro, poderá ir sozinha para a briga. Grupos nacionais como Odebrecht, Cibe, CCR e Ecorodovias também vão apresentar propostas, mas não devem ter parceiros estratégicos. A espanhola OHL deverá concorrer com o banco Goldman Sachs. Interlocutores da também espanhola Cintra adquiriram o edital do Rodonael, e também poderá fazer um lance.

Os consórcios apresentam hoje somente as propostas financeiras. O vencedor será aquele que apresentar o maior deságio a partir do teto de R$ 3 fixados pelo governo do Estado de São Paulo. As praças de pedágio serão instaladas nas saídas das rodovias que cruzam o anel viário. Além disso, há o pagamento de uma outorga de R$ 2 bilhões num período de dois anos, dinheiro que será usado para finalizar as obras do trecho Sul do Rodoanel. Além disso, há um pacote de obras de mais de R$ 800 milhões para aprimorar a infra-estrutura do trecho.

Tamanhas exigências devem conter o número de concorrentes, afirmam os próprios participantes, que estimam que o vencedor poderá sair numa diferença de "milésimos de centavos". Porém, o grande interesse das companhias - nacionais e estrangeiras - é justificado pelo imenso fluxo (cerca de 145 mil veículos por dia trafegam pelos 32 quilômetros já prontos) e pela interligação com algumas das principais rodovias do Estado - Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhangüera e Bandeirantes. Exceto a primeira, as demais estradas são administradas pela CCR, apontada pelos analistas como uma das principais competidoras. Especialistas também apostam num comportamento agressivo da OHL.

Declarado o vencedor da proposta financeira, os técnicos da Artesp vão analisar os aspectos jurídicos, fiscais e técnicos do consórcio. Ainda não há previsão para a assinatura do contrato.

Participar do processo de licitação do Rodoanel consome pelo menos R$ 10 milhões e as empresas deverão manter equipes a postos para mais uma série de privatizações estaduais. No meio do ano, o governo paulista vai licitar cinco rodovias no interior do Estado, que deve movimentar outros R$ 2 bilhões em outorgas.