Título: Pagando para ver
Autor: Santana, Ana Elisa
Fonte: Correio Braziliense, 10/02/2011, Brasil, p. 12

Casos de atendimento ruim no Sistema Único de Saúde (SUS) levam os brasileiros a buscarem a rede privada. Segundo o Ipea, 40% que usam ou já usaram planos de saúde acham que o principal motivo para contratar o serviço é ter mais rapidez para fazer uma consulta ou exame. No entanto, entre os piores problemas apontados pelos usuários está a falta de cobertura de doenças ou tratamentos mais complexos.

¿Em casos de alta complexidade, a maior parte dos atendimentos é do SUS. No quesito tempo de espera o serviço acaba parecendo ser melhor, mas hoje há muitas reclamações também em relação aos planos¿, alerta a técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea Luciana Mendes.

O SUS atende, atualmente, entre 120 milhões e 130 milhões de pessoas. Para Luciana Mendes, há problema no acesso ao serviço, mas a avaliação geral do sistema pela população é positiva. ¿Uma vez que a pessoa consegue (atendimento), ela avalia bem. Mas o processo de encaminhamento é o que a população está avaliando e é, justamente, o que mais demora¿, diz. (AES)