Título: A fábrica de Eike
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Correio Braziliense, 10/02/2011, Economia, p. 20

O empresário Eike Batista pretende anunciar, até junho, sua nova empreitada: uma fábrica de carros elétricos em parceria com uma montadora. Ele não confirmou se o parceiro será a indiana Tata, a francesa Nissan ou alguma empresa chinesa. ¿Estamos conversando com todos. O mercado de automóveis tende a crescer duas vezes e meia, chegando a 10 milhões de unidades por ano na próxima década¿, disse Batista. O investimento será de ¿alguns bilhões de dólares¿.

A fábrica ficará em São João da Barra (RJ). O objetivo é aproveitar a mão de obra e os fornecedores de aço e peças que atendem outras montadoras na região, como a PSA Peugeot-Citröen, em Porto Real. ¿A localização é perfeita para depois utilizamos o porto para o embarque dos carros em navios roll on-roll off (específico para o transporte de veículos) no litoral, o que evitará mais caminhões nas estradas¿, disse ele, lembrando que aproveitará os incentivos fiscais da região. A nova montadora terá duas linhas de produção com capacidade total de 400 mil veículos e a expectativa de Batista é que sejam produzidos de quatro a cinco modelos.

Batista fez o anúncio em uma conferência convocada às pressas para acalmar os investidores sobre boatos de que ele estaria doente. As ações da OGX vinham caindo até anteontem quando subiram 5,26% com os rumores de que Batista anunciaria a venda de ativos do grupo. (RH)