Título: Embrapa vai abrir outro escritório na Europa
Autor: Zanatta , Mauro
Fonte: Valor Econômico, 13/03/2008, Agronegócios, p. B15

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) abrirá um novo escritório de representação na Europa. Desta vez, a empresa terá uma "filial" em Norwich, um centro de pesquisas científicas agropecuárias situado na região leste da Inglaterra. A Embrapa Europa, cuja base está em Montpellier (França), já tem representação em Waggeningen, na Holanda.

A abertura da nova "filial" é um dos resultados do Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação, lançado em março de 2007. A parceria com os britânicos busca avançar em questões institucionais, como transferência de tecnologia e relações com o setor privado, sobretudo a captação de recursos. "Temos interesse na aplicação da inovação com interligação no setor privado em áreas de propriedade intelectual e registro de patentes", diz o chefe da Assessoria de Relações Internacionais da estatal, Elísio Contini.

A associação da Embrapa com instituições britânicas, entre eles o prestigioso Rothamsted Research, auxiliará nas áreas de pesquisa científica via projetos conjuntos de pesquisa, particularmente em temas da agroenergia, que serão desenvolvidos em ambos países. "Para isso, vamos buscar financiamento britânico", diz Contini.

Entre as alternativas de pesquisa, estão projetos em biotecnologia, processamento industrial, alimentos seguros, mudança climática e nanotecnologia. O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) também fechou parceria de pesquisa em ciências agrícolas com o britânico Rothamsted Research.