Título: Aécio recebe ACM Neto e busca espaço junto ao DEM
Autor: Moreira , Ivana
Fonte: Valor Econômico, 14/03/2008, Política, p. A11

Aécio discursa no lançamento do projeto 'Vozes do Morro': "Há uma possibilidade concreta de que sejamos (PSDB e DEM) novamente parceiros no futuro" O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), parece ter escolhido o deputado baiano Antonio Carlos Magalhães Neto para seu interlocutor no DEM, em mais uma manobra para tentar garantir sua candidatura à Presidência em 2010. Com bom trânsito em várias legendas, Aécio perde terreno para o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), quando trata-se do DEM.

ACM Neto e Aécio estiveram juntos ontem, num almoço no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O mineiro destacou sua grande afinidade "do ponto de vista pessoal" com o deputado baiano. E fez questão de dizer que o considera um político com visão "mais larga de futuro".

Provável candidato à Prefeitura de Salvador pelo DEM, ACM Neto terá os tucanos como opositores, numa disputa contra o ex-prefeito Antônio Imbassahy. O deputado garantiu ontem que isso não será obstáculo para negociações em torno da campanha de 2010. "Cada município, cada estado, tem a sua dinâmica, tem as suas características políticas próprias, que nem sempre respeitam as dinâmicas nacionais", declarou o baiano.

ACM garantiu ver com naturalidade a possibilidade de concorrer contra o PSDB em Salvador e ver o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), enfrentando um candidato tucano. Da mesma forma, não vê problema na aliança que Aécio vem tentando amarrar com petistas para a sucessão na prefeitura de Belo Horizonte.

Mesmo que PSDB e DEM tenham projetos próprios de poder local, argumento ACM Neto, importa é que as duas legendas continuem aliadas estrategicamente no Congresso Nacional. "Não podemos permitir que essas eventuais disputas venham contaminar ou a prejudicar um alinhamento que é necessário para o Brasil e que principalmente, agora, é imprescindível para a condução dos trabalhos da oposição no Congresso Nacional", afirmou o deputado.

Num discurso muito parecido com o que Aécio vem fazendo, ACM Neto afirmou que é preciso intensificar as conversas entre os partidos, inclusive entre os que não estão alinhados hoje, porque haverá um novo pacto para 2010.

O governador de Minas definiu o encontro de ontem -com um dos "políticos mais bem preparados da nova geração" - como um "alargamento do canal" que sempre teve com os Democratas. "Há uma possibilidade concreta de que sejamos (PSDB e DEM) novamente parceiros no futuro", disse Aécio. "De que forma, o tempo é que vai dizer."