Título: Visita a Alencar
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 11/02/2011, Política, p. 6

São Paulo ¿ Assim que soube que o ex-vice-presidente José Alencar havia retornado ao Hospital Sírio-Libanês, a presidente Dilma Rousseff pegou um avião e seguiu para São Paulo para fazer uma visita ao amigo. O empresário foi internado às pressas e ainda permanece em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo o último boletim médico divulgado, ele está consciente, clinicamente estável e é submetido a tratamento com antibióticos por causa de uma inflamação causada provavelmente por uma perfuração no intestino. Dilma chegou no fim da manhã ao hospital e passou cerca de uma hora com Alencar, acompanhada do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência.

Os dois estavam bem-humorados, conversaram sobre amenidades e até brincaram. Mas, ao sair da visita, Dilma ficou bastante emocionada e chegou a chorar comovida com o estado de saúde do amigo. Segundo o filho de Alencar, Josué Gomes da Silva, o político passou a noite consciente e acordou conversando bastante, empolgado com a visita de Dilma. A última vez que ele esteve com a presidente foi na cerimônia de comemoração do aniversário da cidade de São Paulo, onde recebeu a medalha 25 de janeiro, há duas semanas.

Apesar da internação de emergência ocorrida anteontem, segundo o médico Raul Cutait, é praticamente impossível o ex-vice-presidente resistir a uma nova intervenção cirúrgica. O médico disse ainda que não é possível afirmar com 100% de certeza de que o câncer foi, de fato, a causa da perfuração no intestino. A quiomioterapia de Alencar foi suspensa há uma semana por não fazer mais efeito no atual estágio da doença e porque seu organismo não resiste mais ao tratamento agressivo. Ao todo, o ex-vice-presidente já foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.

Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação. A última cirurgia ocorreu em 22 de dezembro, quando ele foi internado em caráter de urgência com quadro de hemorragia digestiva grave.

13 anos de luta José Alencar luta contra o câncer desde 1997, quando, após um checape, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdômen, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.