Título: Para tucanos, aliança com PT avança em BH
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/03/2008, Política, p. A10

Sempre é o momento de se discutir alianças e devem ser buscadas as convergências, é o que nós estamos fazendo", afirmou o líder. "Até onde eu sei, as conversas em Belo Horizonte estão avançando e vão bem."

Sem querer entrar na polêmica sobre eventuais restrições de parte do PT às negociações em Belo Horizonte, Aníbal tentou uma saída diplomática. "É o desejo da população de Belo Horizonte que exista uma boa relação entre a prefeitura e o governo do Estado. Não é apenas isso que condiciona uma aliança, mas contribui bastante", disse.

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), defendem o nome de Márcio Lacerda. Ontem, o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse que a definição dos petistas ocorrerá apenas na próxima semana.

No entanto, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) reiterou ontem que as negociações evoluem "positivamente" e que o cenário é de fechar a aliança nos próximos dias. "O prognóstico é muito bom. Já tivemos alianças anteriores entre PT e PSDB em cidades como São João Del Rey, por exemplo. Isso é possível", disse o tucano.

No sábado, o grupo ligado ao ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, perdeu uma disputa em Belo Horizonte, ao retirar - sem nem mesmo levá-la à apreciação - uma proposta para retardar em pelo menos 15 dias a escolha de delegados, que, posteriormente, decidirão sobre a política de alianças nas eleições deste ano. Com isso, os cerca de 400 delegados serão escolhido no dia 30 de março. A intenção de Patrus era atrasar todo o processo para ampliar o diálogo e evitar um racha no partido. (Com agências noticiosas)