Título: Destaque à nova logo
Autor: Abreu, Diego; Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 11/02/2011, Política, p. 6

No primeiro pronunciamento que fez em rede nacional de rádio e TV, a presidente Dilma Rousseff apresentou ontem a nova logomarca do governo federal: ¿País rico é país sem pobreza¿. ¿Esse será o lema de arrancada do meu governo¿, afirmou. Ela ainda dedicou grande parte dos cinco minutos e 47 segundos no ar para tratar do tema educação, um dos mais vulneráveis do governo, sobretudo após os problemas ocorridos com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O pronunciamento foi dirigido pelo marqueteiro João Santana, que coordenou a propaganda de Dilma durante a campanha presidencial. Ele também é autor da nova logomarca do governo, em parceria com o diretor de arte Marcelo Kértz. Na marca, predominam o verde e o amarelo para ¿reforçar a identidade do brasileiro¿. Ela substitui a antiga ¿Brasil um país de todos¿.

De acordo com Dilma, o lema levará o governo a todos os setores da sociedade para que os brasileiros tenham a consciência de que o país só vai se desenvolver quando a miséria for erradicada.

Educação Dilma aproveitou a volta às aulas na maior parte do país para falar sobre a importância da educação. Segundo ela, somente um ensino forte será capaz de erradicar a miséria. A presidente afirmou que chegou a hora de os brasileiros fazerem da educação ¿a grande ferramenta de construção dos seus sonhos¿.

Não se omitindo dos problemas no Emem e no Sisu, Dilma garantiu que o governo está tomando medidas para corrigir e evitar as falhas ocorridas nos últimos meses. ¿É fundamental aperfeiçoar e aumentar a credibilidade desses instrumentos, que são muito importantes na avaliação do aluno e da escola, e, portanto, na melhoria da qualidade ensino¿.

Ela também prometeu ampliar o número de creches no país e superar a evasão, a repetência e, principalmente, ¿a trágica ilusão de aluno passar de ano sem aprender nada¿. Para ela, ¿esta é a grande hora da educação brasileira¿.

A presidente anunciou o lançamento ainda para este primeiro trimestre do Programa Nacional de Acesso a Escola Técnica (Pronatec), para levar o ensino técnico à população nos mesmos moldes do Programa Universidade para Todos (ProUni). Dilma também destacou o plano de aceleração da implantação do Plano Nacional de Banda Largas, que levará o acesso a internet às escolas públicas e às casas com preço compatível com a renda do cidadão.