Título: Diretório Nacional vai deliberar sobre coligações
Autor: Lyra , Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 18/03/2008, Política, p. A9

O diretório do PT vai se reunir na segunda-feira, dia 24, para começar a traçar as estratégias para as eleições municipais deste ano e, principalmente, deliberar sobre a política de alianças. Em diversos estados do país, a legenda enfrenta problemas. O mais grave deles é em Belo Horizonte, onde o atual prefeito Fernando Pimentel já praticamente selou uma aliança com o PSDB para o lançamento de candidato do PSB, o atual secretário de desenvolvimento econômico de Minas, Márcio Lacerda.

No Rio Grande do Sul, apesar do apoio do ministro da Justiça, Tarso Genro e da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, foi derrotado pela deputado Maria do Rosário. Rosário tinha o apoio do presidente nacional da legenda, Ricardo Berzoini. Dilma afirmou ontem ao Valor que a deputada é uma boa candidata e tem todas as condições de ganhar as eleições em Porto Alegre. Antes do resultado, a chefe da Casa Civil - uma das cotadas para ser a candidata do PT à Presidência em 2010, assegurou que, na condição de militante, vai ajudar os candidatos petistas no Estado sempre que for possível. "No caso do Miguel Rossetto ou da Maria do Rosário, eu atuarei da mesma forma", prometeu ela.

Outro problema é em Salvador, onde o pemedebista João Henrique busca a reeleição e o PT tem como pré-candidatos os deputados Walter Pinheiro, Nelson Pellegrino, além do deputado licenciado Luiz Alberto. Em São Paulo, Berzoini não descarta a possibilidade de uma aliança com o PMDB, que indicaria o vice na chapa da ministra do Turismo, Marta Suplicy.

A reunião de segunda-feira começará a traçar as diretrizes para alianças. Ontem foi realizada uma reunião preparatória, na sede do partido, em Brasília. Com as presenças de mais de 50 dirigentes petistas estaduais e de capitais, o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) deu início a um diagnóstico sobre a conjuntura pré-eleitoral de 2008.

Para o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), reuniões como a de ontem darão mais segurança para o PT disputar as eleições deste ano, embora não tenham qualquer caráter deliberativo. "A partir de informes dos Estados poderemos saber como ajudar as candidaturas do PT em todo o país", disse ele.