Título: ArcelorMittal duplicará usina em MG
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 17/03/2008, Empresas, p. B8

O grupo Arcelor Mittal, líder mundial na produção de aço, vai ampliar a capacidade de produção da sua usina de aços longos em João Monlevade (MG) dos atuais 1,2 milhão de toneladas por ano para 2,7 milhões de toneladas por ano. A obra deverá estar concluída num prazo de até 30 meses. O detalhamento do investimento será apresentado amanhã, em Belo Horizonte, onde está a sede da Arcelor Mittal Brasil.

O projeto para duplicação da usina de Monlevade é antigo e sofreu vários ajustes nos últimos anos. A ampliação foi finalmente aprovada pelo conselho de administração da Arcelor Mittal no fim do ano passado. Segundo o presidente da Arcelor Mittal Brasil, José Armando Campos, a forte demanda atual do mercado doméstico garante receita para as siderúrgicas e justifica investimentos apesar do câmbio desfavorável às exportações.

No Rio de Janeiro, onde participou na sexta feira da 14ª Conferência Mundial de Siderurgia, o executivo informou que a siderúrgica está exportando apenas 25% da sua produção, patamar inferior à sua média histórica. Se dependessem do mercado externo, analisou Campos, as siderúrgicas brasileiras estariam "liquidadas". "Exportando com o câmbio atual, estariam chorando."

De acordo com o executivo, o aumento da produção de aços longos em João Monlevade exigirá também expansão da produção de minério de ferro da Mina de Andrade. A mina, que abastece a siderúrgica, terá sua capacidade ampliada dos atuais 1,8 milhão de toneladas para 4 milhões de toneladas por ano.

"A mina do Andrade vai suportar a expansão de Monlevade", informou Campos. "Mesmo depois da expansão, a nossa relação de autoconsumo vai se manter, com 100% de produção própria para aços longos e 100% de minério de terceiros para aços planos." Atualmente, essa mina está arrendada à Vale do Rio Doce.

A expansão da usina em João Monlevade não é o único investimento do grupo no Brasil com foco no mercado doméstico. O grupo está investindo na instalação de uma linha de laminação a quente na ArcelorMittal Tubarão (CST), que elevará a produção da unidade para 4 milhões de toneladas por ano. Na Vega do Sul, em São Francisco do Sul (SC), será instalada uma segunda linha de galvanização para atender também o mercado interno.

A produção do grupo no país neste ano deverá somar 13,5 milhões de toneladas. Para 2012, a meta é de 20 milhões de toneladas. (*Valor On Line)