Título: Vice de Serra defende aliança com o DEM na disputa paulistana
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 19/03/2008, Política, p. A10

A falta de definição do PSDB sobre sua candidatura à Prefeitura de São Paulo expõe cada vez mais a divisão interna do partido. O governador em exercício de São Paulo, Alberto Goldman (PSDB), foi categórico ontem ao defender a aliança de seu partido com o DEM. Já o ex-governador Geraldo Alckmin reafirmou que o partido terá candidatura própria na cidade e disse que até pode haver acordo com o DEM. Mas o PSDB, na sua visão, não pode abrir mão da cabeça de chapa.

Ao participar ontem do lançamento do livro "O legado de Franco Montoro", em São Paulo, representando o governador José Serra, que está em viagem ao exterior, Goldman afirmou por diversas vezes que a aliança com o DEM não será rompida: "O ideal para todos nós, para a cidade de São Paulo, para o Estado e para o futuro do país é que nós mantenhamos essa aliança".

O dirigente tucano reiterou: "A aliança não será rompida. Em absoluto não será rompida". O vice-de Serra criticou de forma indireta a provável candidatura de Alckmin e disse que a manutenção do acordo com o DEM tem que estar acima "dos interesses individuais". "Todo mundo tem direito de ter sua pretensão, mas, além disso, o que deve prevalecer é o interesse público".

O provável candidato do PSDB, Geraldo Alckmin disse também ser favorável ao acordo com o DEM, entretanto não se mostrou disposto a abrir mão de sua candidatura para apoiar a reeleição do prefeito Gilberto Kassab (DEM). "Por que quem está em primeiro lugar precisa abrir mão para quem está em terceiro lugar? Só se for para ajudar o PT", disse, referindo-se ao fato de que lidera as últimas pesquisas de intenção de voto, à frente da petista Marta Suplicy, que aparece em segundo e de Kassab, em terceiro.

Alckmin defendeu a realização de prévias como forma de ampla consulta aos mais de mil delegados do partido e também cobrou do partido uma definição sobre sua candidatura: "O partido precisa decidir. A pior coisa é não decidir".

Já Kassab, reforçou a defesa feita por Goldman, pela manutenção da aliança em São Paulo e disse que os dois partidos vão se esforçar para que surja o entendimento. O prefeito procurou minimizar o impacto de uma possível candidatura do PSDB, ao considerar que os grandes partidos sempre buscam ter uma candidatura própria nas eleições majoritárias.