Título: Rio terá escritório de resseguradora coreana
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/03/2008, Finanças, p. C12

O recém-criado pólo de resseguros do Rio de Janeiro vai abrigar a Korean Re, a 12ª maior resseguradora do mundo. Em fevereiro, o Lloyds of London, o maior mercado de seguros e resseguros do mundo, anunciou que iria montar a sua sede brasileira no Rio.

A entrada da coreana no mercado brasileiro com base no Rio foi acertada na terça-feira passada com o governador do Rio, Sérgio Cabral, que está na Coréia em busca de investimentos para o Estado, junto com os secretários estaduais de Desenvolvimento, Julio Bueno, e de Fazenda, Joaquim Levy.

Segundo nota do governo do Rio, a Korean Re, com ativos de cerca de US$ 3 trilhões, não tem base de apoio na América do Sul e pretende alcançar a 10ª posição no ranking das maiores do setor com a entrada no mercado brasileiro. O governador não informou em qual categoria a resseguradora vai se enquadrar, se como "local" (constituir empresa no país) ou "admitida" (escritório de representação). A regulamentação do mercado aberto de resseguro começa a valer a partir de abril deste ano.

Segundo o governador Cabral, o crescimento econômico, o aumento do volume do comércio exterior e a maior demanda nos segmentos de siderurgia, petróleo, naval e infra-estrutura devem impulsionar o segmento mercado de resseguro no país.