Título: Chile prepara estímulo à economia
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 20/03/2008, Internacional, p. A13

O governo da presidente Michelle Bachelet chegou ontem a um acordo com o Congresso para a aprovação de um pacote de isenções fiscais e estímulo econômico que totaliza US$ 900 milhões. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças, Andrés Velasco, que disse que o pacote ajudará a reduzir a inflação em 0,5 ponto percentual. O projeto foi aprovado pelo Senado e segue hoje para a Câmara.

Segundo o jornal "Diário Financeiro", o projeto estabelece uma diminuição temporária de imposto sobre gasolina, incentivos tributários para a importação de veículos híbridos, recursos para o desenvolvimento de biocombustíveis, isenção de tributos sobre crédito para micro, pequenas e médias empresas. O pacote também prevê abatimentos de impostos para residências.

O plano tira proveito do superávit orçamentário que o governo chileno vem registrando desde 2001 e pretende ser uma resposta não somente à desaceleração da economia do país, como também à maior taxa de inflação anual dos últimos 11 anos.

O pacote foi apresentado no dia 3 pelos ministros Andrés Velasco e Hugo Lavados (Economia). O objetivo era que o projeto fosse recebido como alternativa ao panorama adverso e uma tentativa de reverter o clima de pessimismo econômico.