Título: Brasil será em 2005 maior mercado da MasterCard na América Latina
Autor: Catherine Vieira
Fonte: Valor Econômico, 14/02/2005, Finanças, p. C2

O novo presidente da MasterCard para America Latina, Javier Perez, está encantado com o Brasil. E não é só por conta da bela geografia e da alegria do povo. Os números que ele vislumbra pela frente são hoje o charme imbatível do país. "Até 2003, crescíamos sempre menos no Brasil do que no México. Em 2004, os números empataram e a partir de 2005 vão ser consistentemente maiores aqui", diz, convicto. "Em três anos, nossa posição no Brasil será 30% maior que no México", completa ele, que esteve no Rio, na semana passada, para uma reunião anual da empresa, que faturou US$ 1,5 trilhão em 2004. Perez, que até meados do ano passado ocupava o cargo de gerente geral de clientes na região da Europa, foi o escolhido pela MasterCard para a tarefa de comandar a região em que a empresa mais cresceu no último ano. Em 2004, o faturamento bruto na América Latina foi de US$ 69,2 bilhões, o que representa um acréscimo de 33,3% em relação ao ano anterior. O Brasil foi responsável por 24 % desse volume, com um faturamento de US$ 16,8 bilhões. Nos últimos cinco anos, o número de cartões da bandeira MasterCard no país, incluídos de débito e de crédito, saltou de 12,5 milhões para 84,5 milhões no Brasil. O número de estabelecimentos que aceitam os cartões da bandeira no país cresceu 32% no ano passado. Mas, animado com o crescimento da economia brasileira, Perez acredita que o jogo está apenas começando. E entre os motivos para tanto otimismo estão o aquecimento do mercado de crédito e o movimento de inclusão bancária que está em curso no país. "É um potencial enorme de novos clientes que vão ingressar no sistema, cada nova pessoa que abre uma conta no banco é um cliente potencial para o cartão de plástico", explica Perez, acreditando que este será um dos trunfos para crescer no país nos próximos anos. Outra trincheira da empresa se dará no campo das parcerias que os bancos estabeleceram com as grandes redes de varejo. "Neste segmento, vamos brigar o máximo possível pela conversão em cartões da MasterCard e já começamos a obter êxito nisso desde o ano passado", afirma Javier Perez. Segundo o executivo, a empresa já é líder no segmento de cartões de débito - a MasterCard adquiriu a Redeshop em 2002 - e possui posição destacada na área de cartão de crédito no mercado brasileiro. Para crescer neste último segmento, uma das novas apostas é o cartão pré-pago, que já está disponível nos principais bancos brasileiros com a bandeira Mastercard. "É um produto que substitui cheques e muito mais seguro, por exemplo, para a utilização em viagens. Também tem sido muito usado como presente", diz. Segundo Perez, além no grande número de clientes em potencial, o Brasil também é atrativo por conta da evolução do sistema bancário local. "Em nenhum país do mundo é tão fácil fazer o sistema de parcelamento como aqui", exemplifica ele. O desafio, agora, é aproveitar o crescimento da renda e do consumo para levar os cartões a um número muito maior de pessoas. "Apenas cerca de 10% dos pagamentos no Brasil são feitos com cartões; imagine que, se esse percentual chega a 20%, significa dobrar nossa operação local", entusiasma-se o executivo.