Título: Crédito pode chegar a 40% do PIB
Autor: Ribeiro , Alex
Fonte: Valor Econômico, 26/03/2008, Finanças, p. C1

O Banco Central calcula que o volume de crédito bancário da economia, que em fevereiro equivalia a 34,9% do Produto Interno Bruto (PIB), chegue a 40% do PIB até o fim do ano, caso se confirme a expansão de 25% dos empréstimos esperada pelas instituições financeiras. Hoje, o volume de crédito já é o mais alto desde maio de 1995, quando representava 35,1% do PIB.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, diz que o crescimento do crédito não preocupa. "A inadimplência se mantém estável", afirma. Para ele, o crédito no Brasil continuará relativamente pequeno, mesmo se chegar a 40% do PIB. Na Coréia, o crédito equivale a 90% do PIB, e no Chile, a 66% do PIB.

Caso a expansão do crédito fique em apenas 20%, como apostam algumas instituições financeiras, o volume de empréstimos na economia ficaria em torno de 38,4% do PIB no fim do ano. O cálculo toma como base a expansão de 4,5% do PIB projetada pelo BC e uma inflação de 4,5% no ano.

A rápida expansão do crédito levou o Ministério da Fazenda a estudar medidas restritivas aos empréstimos a pessoas físicas, sobretudo para veículos, tais como a fixação de prazos máximos às operações ou exigência de mais capital dos bancos para as operações. A idéia é conter o consumo e evitar que o BC seja obrigado a elevar os juros para conter a inflação.

Anteontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou a intenção de adotar medidas de contenção do crédito, mas técnicos dizem que as discussões sobre o assunto não foram completamente abandonadas pelo governo. Os dados sobre o crédito divulgados ontem pelo BC sugerem que, se as restrições forem direcionadas apenas a pessoas físicas ou à venda de veículos, os efeitos sobre o a demanda serão relativamente limitados.

Em fevereiro, o crédito livre a pessoas físicas representava apenas 12% do PIB e, no período de 12 meses encerrado naquele mês, haviam crescido o equivalente a 1,8 ponto percentual (pp.) do PIB. No mesmo período, o crédito livre às empresas cresceu 1,8 pp, para 12,7% do PIB, e o crédito direcionado avançou 0,4 pp., a 10,2% do PIB.

As operações de financiamento vinculadas à aquisição de veículos respondem por menos da metade do crescimento do crédito a pessoas físicas. Os financiamentos à aquisição de veículos cresceram 0,3 pp., para 3% do PIB nos 12 meses encerrados em fevereiro, e as operações de leasing tiveram incremento de 0,5 pp. no período, para 1,2% do PIB.

As estatísticas do BC mostram que medidas que procurem restringir o prazo das operações teriam alcance limitado. Embora algumas instituições financeiras anunciam financiamentos de veículos com prazo de até 99 meses, o prazo médio das operações contratadas foi de 19,8 meses em fevereiro. Um ano antes, em fevereiro de 2007, estavam em 18,1 meses.