Título: Câmbio ajudou a reduzir preços no ano passado
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/03/2008, Brasil, p. A7

O avanço dos preços livres foi o principal fator por trás da inflação de 4,46% ocorrida em 2007, que sofreu uma aceleração importante em relação aos 3,14% observados um ano antes. É o que mostra texto técnico do Banco Central que decompõe a inflação segundo seus diversos fatores, como preços livres, inflação de administrados, repasse cambial e expectativas.

A inflação dos preços livres, sozinha, deu uma contribuição de 5,03 pontos percentuais (pp.) para a inflação. Isso equivale a dizer que, se não tivesse havido outros fatores que deram uma contribuição favorável na queda da inflação, com destaque para o câmbio, a inflação teria superado o centro da meta em 2007, de 4,5%.

A contribuição dos preços livres na inflação foi a mais alta desde 2002, quando o BC adotou a atual metodologia de decomposição da inflação. A segunda contribuição mais importante dos preços livres foi em 2004, com peso de 4,35 pp. Em relatório de inflação divulgado ontem, o BC diz que os preços livres subiram devido a choques de oferta, como alta internacional dos preços de alimentos, mas também atribui parte da responsabilidade ao forte aquecimento interno. Os preços administrados deram uma contribuição de apenas 0,96 pp. para a inflação, a mais baixa da série. Em 2006, havia sido de 1,6 pp. e, em 2004, 2,93%.

A apreciação cambial, que reduz preços internacionais e impõe disciplina a parte dos preços internos, deu uma contribuição de 1,12 pp. na redução da inflação. Em 2007, o BC chegou a acelerar a redução dos juros básicos afirmando que as importações contribuiriam para reduzir as pressões inflacionárias. De fato, a contribuição do repasse cambial em 2007 na queda da inflação foi mais expressiva que em 2006, quando ajudou em 0,55 pp. As expectativas inflacionárias sob controle baixaram a inflação em 0,43 pp., segundo o BC. (AR)