Título: Lula e Chavez visitam obras de refinaria em PE e assinam contrato de associação
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/03/2008, Brasil, p. A2

Ricardo Fernandes/Diário de Pernambuco/Folha Imagem Lula e o presidente da Venezuela Hugo Chávez visitam as obras da refinaria Abreu e Lima, no complexo de Suape Ainda não foi dessa vez que Brasil e Venezuela formalizaram a criação da empresa que comandará a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Depois de os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez visitarem ontem o canteiro de obras da refinaria e se reunirem por mais de duas horas a portas fechadas, ambos assinaram apenas um contrato de associação.

O documento prevê que a empresa brasileira terá 60% da refinaria, e a estatal venezuelana, 40%. Mas o acordo de acionistas e o estatuto ficaram para uma etapa posterior, com o prazo para a assinatura deles já definido. Nenhuma data, contudo, foi anunciada publicamente. Hoje pela manhã, ambos os presidentes concederão uma entrevista coletiva aos jornalistas, durante a qual devem esclarecer os termos do documento..

A nota divulgada pela Petrobras informa que a companhia ainda não definiu seu investimento no campo de Carabobo, na faixa de Orinoco. Inicialmente, a empresa brasileira previa deter 40% do projeto, enquanto a PDVSA ficaria com o restante. Porém, em dezembro, a Petrobras decidiu reduzir sua participação a, no máximo, 10%.

Essa composição continua indefinida. "A Petrobras prosseguirá seus estudos sobre a opção de participação societária de até 10% no projeto de exploração e produção de petróleo pesado no campo de Carabobo", informou o comunicado. A análise continuará, segundo diz a nota, até que a PDVSA conclua um processo de licitação dos 30% restantes.

Durante a tarde de ontem, antes da divulgação da nota, o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que tanto o estatuto quanto o acordo de acionista da refinaria devem ser fechados no próximo mês. "O acordo de associação foi mais um passo em caminho disso", disse.

Lula e Chávez sobrevoaram a área e depois foram visitar as obras da refinaria no porto de Suape, onde 600 escavadeiras trabalham. A refinaria é um projeto de US$ 4 bilhões, que deve entrar em operação em 2010. No período de obras, deverá gerar 230 mil empregos e, quando estiver funcionando, produzirá 1,5 mil empregos diretos e terá capacidade para 200 mil barris de petróleo por dia.

Após a visita ao canteiro de obras, os dois presidentes tiveram um encontro privado no Palácio Campos das Princesas, no Recife, até às 20h30. Lá eles assinaram oito acordos entre Brasil e Venezuela, em áreas como educação, pesquisas agrícolas, microcrédito e cooperação industrial. Ministros dos dois países passaram a tarde em reuniões. (Com agências noticiosas)