Título: Quércia joga para garantir vaga ao Senado
Autor: Quércia joga para garantir vaga ao Senado
Fonte: Valor Econômico, 27/03/2008, Política, p. A11

Orestes Quércia, presidente do PMDB em São Paulo, fez duras críticas ao PT na manhã de ontem. Em reunião do partido, em Brasília, o ex-governador criticou a coalizão liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Acho que não existe coalizão nenhuma. O governo do PT usa o nosso partido sem a retribuição adequada", disse Quércia.

Além de críticar o Palácio do Planalto, Quércia defendeu que o PMDB esteja aberto a coligações com qualquer sigla nas eleições municipais de outubro, sempre com a prioridade em lançar o cabeça da chapa. "O partido deve lançar o maior número possível de candidatos e conversar sobre coligações sem preferências por partidos, especialmente em São Paulo", afirmou.

Na saída do encontro, Quércia descartou uma possível candidatura a vice-prefeito em uma chapa liderada pela ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT). Em São Paulo, o ex-governador tem sido procurado pelas principais legendas em disputa.

Como a cúpula nacional do PMDB tem desfrutado de ótimo relacionamento com o Palácio do Planalto, há a expectativa de que haja uma pressão para unir os pemedebistas e petistas na capital paulista. O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), minimizou o discurso do ex-governador. "A fala dele não quer dizer que ele vai se aliar com A, B ou C", disse.

Quércia revelou que tem conversa marcada com Marta na próxima semana para debater uma possível aliança. Mas, na opinião de grande parte dos deputados presentes à reunião, o discurso do ex-governador tem clara intenção de preparar o terreno para uma possível coligação com adversários do PT.

O objetivo de Quércia é garantir uma vaga como candidato ao Senado em 2010. Pemedebistas avaliam que o grupo do ex-governador vai esperar até o último momento para decidir quem apoiar: Marta, Geraldo Alckmin (PSDB) ou o prefeito Gilberto Kassab (DEM). A avaliação feita durante a reunião é a de que, se os três candidatos estiverem próximos nas pesquisas, os minutos de televisão do PMDB serão fundamentais.

"Quem oferecer ao Quércia a vaga mais segura ao Senado deverá ficar com o apoio do partido", disse um parlamentar pemedebista. Um senador influente do partido diz que tudo leva Quércia para a chapa de Kassab, com a anuência do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). "Serra o apoiaria em 2010", avalia o congressista.

O deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE) descarta influência da cúpula nas decisões locais. "A determinação é a de que os municípios resolvam suas coligações. Se o Estado achar que não ficou bom, pode mediar um acordo. Mas não queremos deixar chegar até a Executiva Nacional", disse.