Título: Carga de energia cresceu 0,7% em março, aponta ONS
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/04/2008, Brasil, p. A5

A carga de energia que circulou no sistema elétrico do país cresceu 0,7% ao longo de março na comparação com o mês anterior, apontam os dados preliminares do Boletim de Carga Mensal, divulgado ontem pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em relação a março de 2007, houve estabilidade. No acumulado dos últimos 12 meses, o consumo de energia teve incremento de 4,6%.

O ONS explicou, no boletim, que os dados de março são justificados pelas temperaturas mais amenas observadas em março, principalmente pela ocorrência de chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. "Deve ser considerado que o consumo de energia verificado no mesmo mês do ano anterior foi elevado em conseqüência de altas temperaturas verificadas acima do esperado", informa o boletim.

Ao todo, a carga de energia elétrica que circulou no sistema em fevereiro foi de 51.979 MW (megawatts) médios, ante 51.715 MW médios verificados em fevereiro. Em março de 2007, essa geração chegara a 52.005 MW médios. A carga de energia é uma prévia do consumo de energia. O ONS mede o valor total que passa no sistema, e não contabiliza as eventuais perdas de energia.

Desse total, o sistema Sudeste/Centro-Oeste foi responsável por 32.244 MW médios, variação positiva de 2,1% em relação a fevereiro. Na comparação com março do ano passado, a geração da região teve retração de 1,3%. Nos últimos 12 meses, essa expansão foi de 4,8%. Para o ONS, o resultado do Sudeste/Centro-Oeste foi influenciado pelas chuvas ao longo do mês, acompanhadas de frentes frias que reduziram as temperaturas nessa época.

No Sul, houve queda de 2,6% [total de 8,772 MW médios] em relação a fevereiro. Na comparação com março de 2007, verifica-se pequena variação negativa, que indica quadro estável. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento ficou em 3,8%.

Segundo o ONS, esse desempenho no Sul também está associado às temperaturas mais amenas. O boletim ressalta que a atividade industrial da região permanece favorável, apesar dos números estáveis em relação ao mês correspondente no ano passado.

No Nordeste, os dados preliminares de carga de março indicam queda de 1,4% em relação ao mês anterior, e aumento de 3,3% na comparação com março de 2007. O acumulado dos últimos 12 meses aponta crescimento de 5%, em relação a igual período anterior. A ocorrência de chuvas acima do comum na segunda quinzena foi a causa apontada pelo ONS para o resultado inferior a fevereiro.

Na região Norte, a carga de fevereiro foi 0,7% superior ao mês anterior. O consumo na região chegou a 3.559 MW médios. Na comparação com março de 2007, foi registrado aumento de 5%.