Título: Emergentes puxam alta nos gastos globais
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/04/2008, Empresas, p. B4

O dinamismo dos países em desenvolvimentos manterá o crescimento dos gastos globais com publicidade acima da média dos últimos dez anos, apesar da baixa expansão no mundo desenvolvido. Essa é a conclusão da pesquisa anual realizada pela ZenithOptimedia, divulgada ontem.

A empresa, do grupo francês Publicis, diminuiu a expectativa de crescimento do investimento publicitário para este ano de 4,4% para 3,8% na América do Norte e na Europa, já que a crise imobiliária dos EUA tem diminuído o crédito e a confiança do consumidor. Porém, no resto do mundo, a companhia aumentou a projeção do gasto de 10,9% para 11,1%.

Os gastos publicitários nas principais mídias (jornal, revista, TV, rádio, cinema, outdoor e internet) atingirão US$ 553,1 bilhões em 2010, uma alta de 19% em relação a 2007, segundo estimativas da ZenithOptimedia. Os mercados que devem apresentar maior crescimento nesse período são a Europa Central e Oriental e a região que engloba África, Oriente Médio e resto do mundo, ambos com cerca de 57% de aumento nas verbas destinadas à propaganda. A América Latina deve crescer 34,7% até 2010.

Os Estados Unidos, país que mais investe em publicidade no mundo, aumentarão em 8,3%, ou US$ 14,8 bilhões, seus gastos até 2010. Porém, os países que mais elevarão suas verbas publicitárias serão Rússia (92,1%) e China (61,5%). "Entre 2007 e 2010, a China subirá no ranking dos países que mais investem em publicidade da quinta para a quarta posição; a Rússia pulará da décima primeira para a sexta; o Brasil subirá da nona para a sétima posição; e a Índia da décima quarta para a décima terceira", segundo a pesquisa. "Notamos que os países em desenvolvimento serão, pela primeira vez, os principais impulsionadores do crescimento dos gastos publicitários no mundo."

Os países em desenvolvimento deverão responder por 63% do aumento dos gastos publicitários entre 2007 e 2010. Esses mercados terão uma participação nos gastos publicitários maior nesse período também, de 27% para 33%.

Entre as mídias que mais receberão verba, a internet continua sendo a vedete. O investimento previsto na rede será de US$ 66,9 bilhões em 2010, um salto de 77% em relação ao ano passado e representará 12,3% no bolo publicitário - em 2007, a web respondia por 8,2%. Televisão continuará sendo o principal chamariz - a representação dessa mídia, no entanto, está estagnada em 37% desde o ano passado. Em 2010, essa mídia deverá receber US$ 204,5 bilhões.