Título: Assembléia do BID discute turbulências
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 04/04/2008, Finanças, p. C12

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) inaugura hoje, em Miami, sua Assembléia Anual tendo como plano de fundo as turbulências enfrentadas pela economia dos Estados Unidos e as dúvidas sobre seu eventual impacto na América Latina.

O encontro, que será realizado de 4 a 8 de abril, reunirá autoridades do organismo financeiro multilateral, lideradas por seu presidente, o colombiano Luis Alberto Moreno, junto com economistas e líderes empresariais da região.

O BID deverá divulgar seu relatório anual de conjuntura no dia 7. Espera-se que o texto inclua referências a possíveis efeitos para a região das dificuldades da economia americana e de seu mercado financeiro, após a crise financeira.

A possibilidade de recessão nos Estados Unidos será assunto inevitável para as análises de curto prazo de banqueiros e empresários.

Os ministros da Economia do Uruguai, Danilo Astori, e da Fazenda do Chile, Andres Velasco, ao lado do secretário de Comércio dos EUA, Carlos Gutiérrez são alguns dos participantes do encontro.

Jorge Arrizurieta, ex-diretor executivo americano para o BID, disse que a agenda do evento abordará principalmente a competitividade - assunto que o banco prioriza como uma questão pendente na região -, o livre comércio, os jovens como agentes de mudança, a infra-estrutura e a preparação para os desastres naturais.

"Estamos certos de que será uma reunião histórica em que a notória participação empresarial permitirá a ampliação das associações com o setor privado, de maneira que os projetos auspiciados pelo BID tenham maior impacto na elevação do nível de vida na América Latina", disse Arrizurieta.

O programa inclui também conferências sobre financiamento e desenvolvimento de infra-estrutura na América Latina, combate à pobreza, energias renováveis e mudanças climáticas.

A reunião de governadores da instituição está prevista para domingo, enquanto a sessão inaugural da assembléia anual foi fixada para a manhã de segunda-feira.

Antes da reunião do BID, será realizado um Fórum de Líderes Governamentais das Américas organizado pelo banco e pela empresa de informática americana Microsoft.

Entre os palestrantes desse Fórum estarão o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, e o presidente do BID.

Pelo setor privado participarão Christina Gold, presidente da Western Union; Bill Rhodes, vice-presidente do Citigroup; e César Alierta, presidente da Telefónica Internacional.

O ex-presidente e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, encerrará na sexta-feira o encontro que debaterá o papel da tecnologia como geradora de oportunidades para o desenvolvimento da América Latina, ressaltaram fontes da organização.