Título: Preços das commodities devem favorecer exportação
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 02/04/2008, Brasil, p. A2

O governo brasileiro acredita que as cotações internacionais das commodities vão permanecer elevadas neste ano, o que é vantajoso para as exportações. No caso dos alimentos, o patamar de preços será sustentado pela alta demanda asiática, pelos baixos estoques verificados atualmente e pelo aumento da produção de biocombustíveis. No lado dos minerais, a forte demanda mundial, principalmente da China, elevou em 65% os preços do minério de ferro e fez com que o barril do petróleo chegasse aos US$ 100.

No caso da soja, os preços médios do primeiro trimestre estão 52% mais altos que os do mesmo período no ano passado. Nesse cenário, os importadores vêm evitando a formação de estoques e, portanto, cerca de um milhão de toneladas (US$ 400 milhões) deixou de ser embarcada. Os volumes exportados, nesses três primeiros meses, estão 28% abaixo que os do primeiro trimestre de 2007.

Apesar desse quadro, o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, acredita que os embarques de soja serão normalizados nos próximos meses. "Acabou a era da comida barata. Mesmo sendo otimistas com relação aos preços das commodities, nossa tarefa é agregar valor às exportações", admitiu.

O secretário divulgou um exercício que, na sua visão, mostra o bom desempenho das exportações, considerando preços e também quantidades. Foram descartados os aumentos das cotações das commodities primárias ocorridos em 2007 e o resultado mostrou que, mesmo sem essa variação, a elevação seria de 11,9% nas receitas. (AG)