Título: Marco Aurélio queixa-se de excesso de trabalho
Autor: Basile, Juliano
Fonte: Valor Econômico, 03/04/2008, Política, p. A7

A 20 dias de deixar a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) a ministra Ellen Gracie ouviu, ontem, um protesto dos colegas da Corte quanto ao excesso de processos e a convocação de sessões extraordinárias às segundas-feiras.

O protesto foi iniciado pelo ministro Marco Aurélio Mello e seguido pelos demais. Mello reclamou que não tem mais tempo para julgar pedidos urgentes que chegam ao seu gabinete. Ele disse que tem sessões da 1ª Turma nas terças-feiras e do plenário nas quartas e quintas. Além disso, recebe convites para palestras, que tem recusado diante do excesso de processos. "Estamos sobrecarregados, trabalhando madrugada adentro, sábados, domingos e feriados", lamentou. "Não tenho como comparecer ao tribunal sem um drama de consciência incrível às segundas-feiras", completou.

Ellen Gracie explicou que convocou sessões para as próximas duas segundas-feiras porque está deixando a Presidência no dia 23 e não quer deixar os processos urgentes "como herança maldita" para o ministro Gilmar Mendes, que assumirá o cargo: "Temos 600 processos já pautados e este número só faz crescer".

Em seguida, todos os ministros fizeram o mesmo desabafo. "Costumo trabalhar até altas horas pela madrugada e deixo de comparecer às sessões quando tenho dezenas de medidas liminares (urgentes)", afirmou Celso de Mello. "A nossa carga de trabalho é excessiva", ressaltou Ricardo Lewandowski. Mas houve divergência entre eles na votação da proposta de suspender as sessões às segundas. A maioria entendeu que as sessões já marcadas devem ser mantidas em razão do fim da Presidência de Ellen Gracie. Apenas Carlos Alberto Direito e Carmen Lúcia Antunes Rocha defenderam o cancelamento destas sessões.

Marco Aurélio reclamou que Ellen estava marcando sessões às segundas sem consultar a Corte. Ela respondeu que outras decisões mais sérias já foram tomadas, em outras gestões, sem o consentimento de todos, como a de transmitir julgamentos ao vivo pela TV Justiça - iniciada durante a Presidência de Marco Aurélio. Em seguida, o ministro reclamou que Ellen não estaria seguindo a ordem regimental de votação na reunião administrativa dos ministros. Ellen respondeu com ironia: "Compute todos os erros desta Presidência, ministro Marco Aurélio".