Título: Montadoras estão importando para atender a demanda
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 07/04/2008, Empresas, p. B6

Jackson Schneider, presidente da Anfavea: "os investimentos em expansões industriais deverão acertar a conta" No pico da capacidade, a indústria automobilística não consegue mais atender à demanda interna e aos contratos de exportação apenas com a produção local. Mais do que nunca esse setor depende da importação. A comparação entre o total de veículos produzidos de fevereiro de 2007 a março deste ano e os volumes vendidos no país e no exterior no mesmo período indica um déficit de 327 mil veículos, que foram trazidos de outros países, principalmente da Argentina e México.

Com programas de investimentos já prontos para uma expansão industrial imediata, as montadoras começaram a se preparar para ampliar a capacidade. Hoje o setor é capaz produzir 3,5 milhões de veículos por ano. Com programas de investimentos que somarão US$ 5 bilhões até 2010, o setor ampliará a capacidade para 3,85 milhões de unidades já este ano e para 4 milhões daqui a dois. Estimativas da cadeia de fornecedores indicam que junto com a indústria de autopeças, o total de investimentos pode chegar a US$ 20 bilhões.

Os fabricantes argumentam que as expansões serão adequadas à demanda. Entre fevereiro de 2007 e março de 2008, as montadoras produziram apenas 91,5% do volume necessário para atender à demanda doméstica e para as exportações. No período, foram 3,548 milhões de veículos produzidos, enquanto que as vendas totais chegaram a 3,875 milhões de unidades. A diferença de 327 mil veículos foi suprida por meio da importação. No mesmo intervalo, as importações mostraram um crescimento médio de 6,43% ao mês, com um volume acumulado de 324 mil veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Mesmo que consigam elevar a produção para atender a uma demanda que está sendo puxada pela expansão da oferta de crédito no país, os fabricantes se preparam para elevar os valores de importação. No ano passado, foram importados 250 mil veículos. Os dirigentes da indústria começaram o ano já se preparando para um volume de veículos trazidos do exterior que pode chegar muito perto de 400 mil unidades. Somente no primeiro trimestre deste ano, as importações somaram 80,8 mil unidades, uma alta de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar de o crescimento da demanda ter surpreendido a própria indústria, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, lembra que os investimentos anunciados recentemente pelas montadoras deverão ajudar a equilibrar a conta. O dirigente admite, ainda, que os últimos aumentos nos preços de algumas matérias-primas da cadeia automotiva poderão levar a reajustes nos preços dos automóveis.

Na comparação entre oferta e demanda nos últimos 14 meses, a importação de comerciais leves é que vem mostrando maior taxa de crescimento. No primeiro trimestre deste ano, foram trazidas para o país 28,5 mil unidades, o que revela uma alta de 85% em relação aos três primeiros meses de 2007. A expansão do crédito tem estimulado o consumidor a gastar mais na compra de carros e, por isso, os modelos comerciais, mais sofisticados, ganham espaço.

Essa categoria de veículo é a que apresenta o menor percentual (79%) da relação entre produção e vendas. Entre fevereiro de 2007 e março de 2008, foram comercializados 614,16 mil desses veículos, contra uma produção de 485,2 mil unidades. Em automóveis de passeio, a relação é 93,38%. Já a produção nacional de caminhões e ônibus ainda vem dando conta das vendas, com percentuais de 100,62% e 106,41%, respectivamente.

A indústria automobilística continua batendo recordes. A produção em março alcançou 280,6 mil veículos, crescimento de 13,4% na comparação com o mesmo mês de 2007. O acumulado do primeiro trimestre somou a marca histórica de 783 mil veículos produzidos, aumento de 19,3% na comparação com os três primeiros meses de 2007. O mês passado foi o melhor março da história do setor.

No mercado interno, foram licenciados em março 232,1 mil veículos, 20% mais do que no mesmo período do ano passado e 15,6% acima do total de fevereiro. O acumulado nos primeiros três meses do ano alcançou 647,9 mil veículos, 31,4% mais do que na comparação com o primeiro trimestre de 2007. (* Do Valor Online, com Fernando Torres)