Título: Consumidor decide preço nas novas apólices do BB
Autor: Júnior , Altamiro Silva
Fonte: Valor Econômico, 07/04/2008, Finanças, p. C5

: Ricardo Jose da Costa Flores, diretor do BB, e Julio Cesar Alves Oliveira, presidente da Brasilveículos: nova estratégia para ganhar participação no mercado O Banco do Brasil acaba de criar um seguro de automóveis onde o cliente escolhe quanto quer pagar. O produto diferente faz parte da nova estratégia do maior banco do país, prestes a completar 200 anos, para o setor de seguros. O BB resolveu reforçar as operações no segmento e criou no final de 2007 uma diretoria para cuidar da área. A meta é aumentar a participação nos negócios do banco das receitas com vendas de seguro, previdência e capitalização. Este ano, a projeção é crescer em torno de 25%.

O seguro de carros com preço ajustável recebeu o nome de "Flex". O cliente preenche uma proposta, responde o questionário de perfil e recebe uma proposta de cinco faixas de prêmio e valores de franquia. Quanto menor o preço do seguro, maior o valor da franquia e vice-versa. Mesmo se não estiver contente com estas cinco faixas, é possível fazer os ajustes dentro delas.

É uma espécie de auto-avaliação. "O cliente que vai usar pouco o carro, que acredita que não vai bater, escolhe um maior valor de franquia", afirma Julio Cezar Alves de Oliveira, que estava ocupando interinamente a presidência da Brasilveículos, a seguradora de autos do BB, e agora foi confirmado no cargo.

As receitas globais de seguro, previdência e capitalização somaram R$ 1,2 bilhão em 2007. Para tentar aumentar o número, o banco criou uma diretoria para a área, comandada por Ricardo Flores.

O BB tem cinco empresas para o setor. Brasilprev (previdência privada), Brasilveículos, Aliança do Brasil (vida e ramos elementares), Brasilcap (títulos de capitalização) e BB Saúde. "Estas áreas passaram a ter maior foco dentro do banco", afirma Flores, que fará parte do conselho de administração de cada uma delas.

A estratégia do BB será criar novos produtos, como o recém-lançado seguro para taxistas, investir em tecnologia e no treinamento de seus funcionários. Até junho, 4 mil deles vão passar por um curso para entender melhor o mundo do seguro e da previdência e vender melhor os produtos.

Nos seguros para autos, a aposta principal é o Estado de São Paulo. A seguradora vai inaugurar um centro automotivo em Belo Horizonte e dois outros na capital. A seguradora tem 750 mil carros segurados.

Para lançar o Flex, será feita uma ampla campanha na mídia com alusão aos 200 anos do banco. A data comemorativa já rende frutos para o banco. O título de capitalização lançado no início do ano chamado Ourocap 200, vendeu em quatro meses 100 mil unidades, volume esperado para ser comercializado até outubro, quando será de fato o aniversário de 200 anos do banco.