Título: Antonio Ermírio de Moraes Filho investe R$ 5 milhões em TV na web
Autor: Bispo , Tainã
Fonte: Valor Econômico, 08/04/2008, Empresas, p. B4

Numa casa vizinha ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo - tão próxima que é possível ouvir o ranger dos motores -, Antonio Ermírio de Moraes Filho investe em seu novo negócio. A casa, uma espécie de galpão localizado em uma rua residencial, abriga um canal de televisão pela internet focado somente em corridas automobilísticas. A RaceTV, que receberá um aporte de R$ 5 milhões neste ano, será lançada amanhã.

Após trabalhar por mais de 20 anos no grupo da família, o Votorantim, como diretor superintendente da metalúrgica Atlas e da siderúrgica Barra Mansa, o empresário buscou no setor automotivo seu novo desafio, ao comprar, em 2005, a fabricante brasileira de carros esportivos Lobini - um Lobini custa em média R$ 170 mil. Hoje, ele faz parte do conselho administrativo do Votorantim.

A RaceTV conta com uma equipe de 65 empregados e funciona como um emissora de TV. Porém, poderá ser acessada apenas pela internet ou pelo celular. "Vamos dar atenção a diversos tipos de corrida que, atualmente, não têm espaço na TV", diz. Segundo o empresário, o potencial é enorme. "O Brasil responde por 20% da audiência mundial da Fórmula1. São em média 9,9 milhões de espectadores que assistem à corrida. O segundo país com maior audiência é a Alemanha, com 6 milhões de espectadores", diz.

O plano é explorar um público predominantemente masculino e de maior poder aquisitivo, ávido por conteúdo sobre corridas. O acesso ao canal virtual será gratuito. A principal fonte de receita do site, nesse momento, virá do mercado publicitário - mas ainda não há nenhum acordo fechado. Mas os diretores envolvidos no projeto estão otimistas. Primeiro, porque o espaço publicitário na internet é muito mais barato que na TV. Segundo, o conteúdo da internet ficará à disposição para o internauta ver a qualquer momento, dando uma sobrevida à marca do anunciante.

O plano é expandir o faturamento com e-commerce e venda de conteúdo para outros veículos. Para divulgar o novo canal, Moraes Filho contratou a agência Suzuki Propaganda para trabalhar com marketing viral pela própria web.

A idéia da RaceTV começou com um outro projeto do empresário. No fim do ano passado, a Lobini patrocinou a corrida de veículos esportivos GT3. Para explorar a marca de carros, foi idealizada uma TV virtual, no site da própria Lobini, que veiculou ao vivo toda a temporada da competição. No último fim de semana da corrida, em dezembro, o site recebeu a visita de mais de 600 mil pessoas.

O projeto de Moraes Filho tem ainda outros braços de negócios. Ele planeja organizar a competição Lobini Cup para 2009. "Neste momento, o argentino Oreste Berta, especialista em projetos de carros, está desenhando um Lobini para corridas que deve ficar pronto ainda este ano", diz.

Para 2011, ele planeja inaugurar um autódromo em Paulínia, a 126 quilômetros da cidade de São Paulo. "Consultei um dos maiores projetistas de autódromos do mundo, Alan Wilson e estou em conversações com o prefeito", diz. Segundo ele, a cidade tem uma grande área desgastada pela cana-de-açúcar. "A idéia é construir um autódromo de qualidade internacional."